O Castelo Branco Moda 2026 levou à passerelle o talento e a criatividade dos estudantes da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), num evento coorganizado pelo Município de Castelo Branco e pelo IPCB, em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).
A edição deste ano apresentou cerca de 50 coleções desenvolvidas por estudantes finalistas da Licenciatura em Design de Moda e Têxtil e do Mestrado em Design do Vestuário e Têxtil da ESART, revelando o resultado de um percurso de formação marcado pela experimentação, criatividade e desenvolvimento de projetos nas áreas da moda e do design. A dimensão interdisciplinar da ESART esteve também presente através da música que acompanhou a apresentação das coleções, criada por estudantes da Licenciatura em Música, nomeadamente da área de Música Eletrónica e Produção Musical.
Mais do que apresentar coleções, o Castelo Branco Moda constituiu uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos estudantes e à qualidade da formação ministrada na ESART, evidenciando a ligação entre ensino, investigação, inovação e criação contemporânea. A inclusão foi também uma dimensão fundamental do evento, com a participação dos jovens da APPACDM, que estiveram envolvidos na sessão fotográfica de promoção do desfile e marcaram presença na passerelle, vestindo algumas das peças selecionadas.
Entre as propostas apresentadas, o Bordado de Castelo Branco voltou a assumir particular destaque, enquanto elemento identitário da cidade e matéria de criação e reinterpretação contemporânea. Através do ensino, da investigação e do desenvolvimento de projetos de design, a ESART tem contribuído para a preservação e promoção deste património, aproximando o saber-fazer tradicional das novas gerações e explorando novas formas de o interpretar e integrar na criação contemporânea.
Esta ligação entre património, formação e inovação reforça a importância do Bordado enquanto elemento vivo da identidade de Castelo Branco e enquanto recurso para a criação de novas linguagens e projetos. A sua valorização assume particular relevância num território que integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área do Artesanato e Artes Populares, contribuindo para afirmar o Bordado como uma expressão cultural capaz de dialogar com o presente e de se projetar no futuro.
Para o Presidente do IPCB, Luís Farinha, o Castelo Branco Moda é já um evento de referência no concelho. O responsável sublinhou que a iniciativa contribui para atrair visitantes, promover os produtos endógenos e afirmar as competências do território, apresentando as coleções desenvolvidas pelos estudantes ao longo de um ano de trabalho e criatividade e aliando “a moda à música, valorizando as indústrias criativas”.
Com uma história que remonta a 2004, quando teve início como uma iniciativa da ESART-IPCB, o desfile de moda consolidou-se ao longo dos anos, evoluindo para uma parceria com o Município de Castelo Branco e afirmando-se hoje como uma montra do talento dos estudantes e da capacidade de criação e inovação da ESART-IPCB.
Entre tradição e inovação, o Castelo Branco Moda demonstra como o conhecimento e a criação desenvolvidos no ensino superior podem contribuir para valorizar a identidade da região, projetando-a para o futuro.
21/07/2026