O “Prémio José Guardado Moreira” resulta da parceria tripartida protocolada entre a Cáritas Diocesana de Portalegre/Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Editorial Cáritas – Cáritas Portuguesa.
De acordo com o Regulamento deste Prémio, pretende-se premiar:
- “o melhor trabalho de mestrado na área social” (Trabalho de Projeto, Estágio de Natureza Profissional com Relatório Final ou Dissertação), “desenvolvido pelos alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco”;
- “estimular a inovação e a criação de conhecimento que contribua para o aprofundamento e consolidação desta área de investigação”;
- “proceder à divulgação de trabalhos de elevada qualidade”.
Este Prémio consubstancia-se na publicação, em livro, do trabalho selecionado, e na apresentação do trabalho num evento público, em data a anunciar, na forma de comunicação oral, sendo ainda atribuído ao orientador/orientadores do Trabalho de Mestrado um Diploma de Mérito.
Por motivo dos condicionalismos decorrentes da pandemia da Covid 19, o calendário da 2ª Edição do Prémio sofreu alterações.
A 2ª Edição do Prémio aceitará, excecionalmente, os trabalhos defendidos entre 31 de outubro de 2020 e 31 de dezembro de 2022.
Devido aos mesmos condicionalismos, a submissão de candidaturas encontra-se aberta de 16 de janeiro a 16 de fevereiro de 2023, devendo os interessados preencher o formulário de candidatura e enviar a documentação exigida para premio.jgmoreira@ipcb.pt até à data de termino das candidaturas.
Deliberação do júri:
O júri do “Prémio José Guardado Moreira” 2021 e 2022, constituído pela Professora Maria João Guardado Moreira, em representação da Escola Superior de Educação do IP de Castelo Branco, pela Dra. Fátima Santos, em representação da Cáritas Diocesana de Portalegre/ Castelo Branco e pela Dra. Luísa Desmet, em representação da Cáritas Portuguesa, reuniu no dia 20 de abril de 2023, via zoom, para proceder, no âmbito do protocolo assinado entre as três entidades, à avaliação dos trabalhos candidatos ao referido prémio.
O júri atribuiu o prémio José Guardado Moreira, referente ao ano de 2021, ao trabalho “Influência das tecnologias digitais no desenvolvimento relacional e social dos jovens” da autoria de Sofia Alexandra Bento Pombinho.
Relativamente ao ano de 2022, o júri atribuiu o prémio José Guardado Moreira ao trabalho “Características Sociodemográficas e Relação entre a Saúde Percebida e a Perceção da Acessibilidade aos Cuidados de Saúde dos Idosos e Futuros Idosos de uma Região do Interior de Portugal”, da autoria de Inês Isabel Azeitona Vivas.
Tendo em conta a qualidade dos trabalhos apresentados a concurso, foram ainda atribuídas Menções Honrosas a Cláudia Dias da Silva Laranjeira, autora de “A Velhice Vivida por Centenários Residentes em Domicílio no Concelho da Sertã", e a Ana Rafaela Mendes Rosa, autora de “Condições Habitacionais e Risco de Queda em Pessoas Idosas: estudo de caso”, candidatas aos concursos de 2021 e 2022, respetivamente.
Entrega do prémio: 21 de março de 2024, pelas 15h00, na Sala de Experiências Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. (Ver o Programa aqui)
Consulte o Regulamento do prémio aqui.