Castelo Branco, capital de distrito, situada na região Centro de Portugal, na Beira Interior Sul, na antiga província da Beira Baixa e na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. É sede do terceiro maior município português, com 1438,19 km² de área e 56 109 habitantes (albicastrenses). O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.
Castelo Branco foi considerada em 2006, num estudo elaborado pela DECO, a segunda capital de distrito do país com melhor qualidade de vida. Fatores desde a baixa criminalidade, passando pelos custos da habitação e da alimentação, até aos cuidados de saúde, fazem da cidade um local com todas as qualidades para te receber e para viveres estes próximos anos da tua vida, e quem sabe, para não mais saíres!
Castelo Branco dispõe de diversas superfícies comerciais, dos quais se destacam o Fórum Castelo Branco e Centro Comercial Alegro, onde os visitantes encontrarão mais de uma centena de lojas, entre as quais hipermercados, e algumas lojas âncora como a Zara, Pull and Bear, H&M, Bershka, Sportzone, Loja do Gato Preto, Zippy, Perfumes e Companhia, Worten, Springfield, Seaside, C&A, livraria Bertrand, entre outras. Estes centros comerciais dispõem ainda salas de cinema, restaurantes e bowling.
Em Castelo Branco há um leque variado de opções para diversão noturna, entre vários bares e discotecas, existindo inclusive estabelecimentos que fornecem transporte gratuito a partir de inúmeros locais.
A gastronomia da beira baixa encontra-se entre as mais ricas do país. Na cidade de Castelo Branco são inúmeros os restaurantes onde podes desfrutar de belos pratos a preços acessíveis. Em diversos estabelecimentos tens uma vasta variedade de pratos à escolha desde 6,5€ pela refeição completa.
Falar em ensino superior e deixar o espírito académico de fora não estaria correto. É o espírito académico que faz com que o tempo que vais passar aqui no IPCB seja inesquecível. As tunas, os trajes, as tradições, os festivais e arraiais, a latada e a queima. São estas pequenas particularidades que fazem destes anos, que tu agora vais iniciar, o melhor tempo da tua vida. O companheirismo que se cultiva no tempo de aulas é levado para as ruas e para as noites. Mas não esquecendo que há tempo para a vida académica boémia, mas também para o estudo aplicado.
Na zona de lazer de Castelo Branco encontras a Piscina - Praia de Castelo Branco com 3.950 metros quadrados de água e 80 hectares de espaço envolvente.
Atualmente, existem cerca de 150 empresas no Parque Industrial de Castelo Branco nos mais variados sectores: agro-alimentar, indústria do frio, componentes de automóvel, metalomecânica, têxtil e vestuário, mobiliário e madeiras, distribuição e logística e serviços, tendo a Danone sido a primeira empresa a instalar-se. O conjunto das empresas que se criaram e/ou instalaram em 1980 permitiu desenvolver um conjunto de serviços e a criação de sinergias com o Instituto Politécnico de Castelo Branco. O conjunto destas infraestruturas potenciou o desenvolvimento desta região que passou de 15 mil habitantes para 40 mil.
Na cidade de Castelo Branco podes visitar alguns monumentos que fazem parte do património histórico nacional. Entre estes encontra-se o Antigo Paço Episcopal e o seu jardim. Construído entre 1596 e 1608, deve-se a D. Nuno de Noronha, Bispo da Guarda e serviu de residência de Verão aos bispos dessa Diocese. Assim, em 1725, o bispo D. João de Mendonça mandou fazer o jardim anexo, hoje considerado Monumento Nacional. Neste antigo Paço funciona hoje o Museu Francisco Tavares Proença Jr., depois de ter albergado os bispos de Castelo Branco, o Governo Civil, o Liceu, uma Escola Técnica, e a Escola do Magistério Primário.
O Jardim do Paço, anexo ao antigo Paço Episcopal, é um verdadeiro ex-libris de Castelo Branco. É de visita obrigatória. Traçado sob a orientação de D. Vicente Ferrer da Rocha, segundo Bispo de Castelo Branco, o formosíssimo jardim barroco, em forma quadrangular, é dominado por balcões e varandas com guardas de ferro e balaústres de cantaria. Dispõe de cinco lagos, com bordos de cantaria, nos quais estão montados surpreendentes jogos de água.