O Auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST) foi palco, no dia 2 de fevereiro, de uma sessão presencial dedicada aos desafios éticos e à integridade académica na era da Inteligência Artificial. A iniciativa, integrada no projeto REVUP, contou com a orientação do formador Mário Martins.
Mário Martins é fundador do Forma-te (Portal da Formação e dos Formadores) e do Transforma-te (caixa de ferramentas digitais). É, também, formador desde 1998; gestor de formação; consultor na área da formação profissional e especialista no desenho e implementação de Formação a Distância EaD
Mais de 60 docentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) participaram, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia, no 5.º módulo da formação "IA no Ensino Superior". Esta sessão presencial marcou um ponto alto no ciclo de capacitação que tem vindo a decorrer, focando-se num dos temas mais prementes da atualidade educativa: "Questões éticas, avaliação e integridade académica".
A sessão, conduzida pelo formador Mário Martins, proporcionou um espaço de debate e reflexão crítica sobre o impacto das ferramentas de IA Generativa (como o ChatGPT, entre outras) nos processos de avaliação. Durante os trabalhos, foram abordadas estratégias para definir regras claras de utilização destas ferramentas nas Unidades Curriculares, bem como questões relacionadas com a autoria, o plágio e a confiança nas fontes.
Projeto REVUP: Inovação e Combate ao Abandono Escolar
Esta ação de formação insere-se no âmbito do projeto REVUP – Recursos e Ambientes Colaborativos de Aprendizagem, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto tem como grandes objetivos a promoção do sucesso académico, a redução do abandono escolar e a modernização das práticas pedagógicas na instituição.
A forte adesão a esta iniciativa reflete o empenho do corpo docente do IPCB na atualização de competências. Para além desta sessão presencial com mais de 60 participantes, as sessões online do programa têm registado uma assistência média entre 60 a 70 pessoas, demonstrando a transversalidade e a relevância do tema para as várias escolas do Politécnico.
A formação "IA no Ensino Superior" visa não só dotar os professores de ferramentas técnicas para a preparação de aulas e investigação, mas sobretudo capacitá-los para guiarem os estudantes no uso ético e responsável da tecnologia. O ciclo formativo prosseguirá com uma oficina prática de partilha de experiências.