Objectivos Gerais
- Formar profissionais na área da criação de música electrónica
- Formar profissionais com sólido conhecimento ao nível técnico e criativo
- Formar profissionais na área da composição e produção musical
- Formar profissionais com capacidade de intervenção ao nível das suas aplicações: performance, música para televisão, música para CD-Rom, música para jogos de computador, design de som e instalações multimédia
- Promover o desenvolvimento artístico-musical
- Promover o desenvolvimento experimental da música
- Contribuir para o desenvolvimento cultural da região e do interior do país
Condições de Acesso
A candidatura a este curso realiza-se através do Concurso Local de Acesso (clique para obter mais informações)Provas de Ingresso
Filosofia OU Hist. da Cultura e Artes OU História OU Inglês OU Matemática (A ou B) OU Português
Nota do Último Colocado
Consulte aqui
Classificação Mínima e Cálculo de Nota
Prova de ingresso - 95 valores
Nota de candidatura - 95 valores
Cálculo da nota: consulte Artº 17 do Regulamento
Plano Curricular
Anual
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Seminário I | 27 | S: 20; | 1 |
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Acústica e Organologia I | 81 | TP: 30; | 3 |
Composição I | 148 | TP: 30; | 5.5 |
Produção Musical I | 135 | TP: 45; | 5 |
Linguagens de Programação I | 108 | TP: 45; | 4 |
Introdução ao MIDI e Áudio Digital | 81 | TP: 30; | 3 |
História da Música Eletrónica e Artes Digitais I | 81 | T: 22; | 3 |
Análise e Teoria Musical I | 81 | TP: 30; | 3 |
Opção I | 81 | 3 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Acústica e Organologia II | 81 | TP: 30; | 3 |
Composição II | 148 | TP: 30; | 5.5 |
Produção Musical II | 135 | TP: 45; | 5 |
Linguagens de Programação II | 108 | TP: 45; | 4 |
Introdução à Síntese Sonora | 81 | TP: 30; | 3 |
História da Música Eletrónica e Artes Digitais II | 81 | T: 22; | 3 |
Análise e Teoria Musical II | 81 | TP: 30; | 3 |
Opção II | 81 | 3 |
Anual
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Seminário II | 27 | S: 20; | 1 |
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Composição III | 135 | TP: 30; | 5 |
Produção Musical III | 135 | TP: 45; | 5 |
Programação Musical I | 180 | TP: 45; | 4 |
Linguagens de Programação III | 108 | TP: 45; | 4 |
História da Música Eletrónica e Artes Digitais III | 81 | T: 22; | 3 |
Ensemble de Música Eletrónica I | 81 | TP: 30; | 3 |
Acústica e Organologia III | 81 | TP: 30; | 3 |
Opção III | 81 | 3 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Composição IV | 135 | TP: 30; | 5 |
Produção Musical IV | 135 | TP: 45; | 5 |
Programação Musical II | 108 | TP: 40; | 4 |
Síntese Sonora Avançada | 81 | TP: 30; | 3 |
História e Estética do Sound Design | 81 | T: 22; | 3 |
Ensemble de Música Eletrónica II | 81 | TP: 30; | 3 |
Acústica e Organologia IV | 81 | TP: 30; | 3 |
Opção IV | 81 | 3 |
Anual
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Seminário III | 27 | S: 20; | 1 |
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
História da Música Eletrónica e Artes Digitais I | 0 | 3 | |
Áreas de investigação em Música e Tecnologia | 189 | TP: 30; | 7 |
Som para Vídeo e Multimédia | 81 | TP: 30; | 3 |
Processamento Digital de Sinal I | 81 | TP: 30; | 3 |
Sistemas Digitais Interativos | 108 | TP: 30; | 4 |
Técnicas de Masterização I | 108 | TP: 45; | 4 |
Grafismo Audiovisual | 81 | TP: 45; | 3 |
Ensemble de Música Eletrónica III | 81 | TP: 30; | 3 |
Opção V | 0 | 3 | |
Laboratório de Som | 81 | 3 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Projeto Individual | 324 | TP: 30; | 12 |
Processamento Digital de Sinal II | 81 | TP: 30; | 3 |
Psicoacústica | 81 | TP: 30; | 3 |
Sound Design para Media Digitais OU Técnicas de Masterização II |
135 | TP: 30; | 5 |
Ensemble de Música Eletrónica IV | 81 | TP: 30; | 3 |
Opção VI | 0 | 3 |
Saídas Profissionais
- Composição
- Produção Musical
- Sound Design
- Desenvolvimento de software musical
- Instalações sonoras
- Sistemas Digitais Interactivos