O Politécnico de Castelo Branco encontra-se a organizar o X Seminário do Mestrado em Gerontologia Social, com o tema “Bem-estar e Qualidade de Vida: Realidades e Vivências de Envelhecimento em Comunidade”, que decorrerá no dia 16 de maio, pelas 9h00, no auditório da Escola Superior de Educação.
Organizado pela Comissão Científica do Mestrado em Gerontologia Social do IPCB/ESE-ESALD, Maria João Guardado Moreira, Eugénia Grilo e Clotilde Agostinho, o seminário tem como objetivos partilhar e atualizar conhecimentos no âmbito do envelhecimento, a partir de novos contributos da teoria, investigação e prática, assim como divulgar a investigação que se tem vindo a realizar no âmbito do mestrado e o seu contributo para a intervenção no domínio da Gerontologia Social.
O Programa é composto por seis painéis, e oito comunicações com os temas: “A ciência contemplativa: Mindfulness, Envelhecimento e Bem-estar”, com Albertina Lima de Oliveira da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; “Comunidades de Cuidados en Entornos Rurales”, com Constancio Rodríguez Martín, Presidente Asociación Amigos de Pescueza; “Zelar@CB: Zelar pelos idosos que vivem isolados”, com os docentes do IPCB, Rogério Dionísio e Ana Rafaela Rosa; “Mobilidade mais amiga dos idosos em áreas urbanas”, com Miguel Padeiro do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e “Envelhecimento na comunidade e qualidade de vida: dinâmicas de intervenção”, com Frederico Reis do Lar de S. Silvestre, Joana Fernandes da Silva e Rui Pereira do projeto Aldeias Humanitar.
No final, os alunos do mestrado em Gerontologia Social do IPCB, Ana Rafaela Rosa, Inês Vivas, e David Andrade, apresentarão as suas comunicações, respetivamente “A investigação realizada no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social. Condições Habitacionais e o risco de queda em pessoas idosas: estudo de caso”; “Características sociodemográficas e relação entre a saúde percebida e a perceção da acessibilidade aos cuidados de saúde dos idosos e futuros idosos de uma Região do Interior de Portugal”; “Quando for idoso onde gostaria de residir? Características sociodemográficas e fatores que contribuem para os idosos e futuros idosos de uma Região do Interior de Portugal quererem envelhecer em sua casa”.
A moderação dos painéis estará a cargo dos docentes do IPCB, Clotilde Agostinho, Marisa Candeias, Maria João Guardado Moreira, Domingos Santos e Eugénia Grilo.
A organização do X Seminário do Mestrado em Gerontologia Social tem como parceiros a Unidade de Investigação do IPCB Age.Comm – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB, e a licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação do IPCB, e é financiado pelo Projeto TRACE – Transferência de Conhecimento e Empregabilidade.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para emissão de certificado de participação, e podem ser efetuadas em https://bit.ly/42HZ4UX

Consulte aqui o programa completo da iniciativa