Ano Letivo 2020/21

 - Despacho de Matrícula/Inscrição: [ver despacho] * novo 07/08/2020
 - Despacho de Propinas 2020/21
 -
Inicio das atividades letivas:

  • Licenciaturas, Mestrados e CTeSP [ 01 de outubro 2020]
  • Pós-Graduações - consulte calendário escolar 

Alunos com inscrição pela 1ª vez 

Períodos de inscrição:

Candidatos colocados pelo CNA (DGES):

  • 1ª Fase - 28 setembro a 02 outubro 2020
  • 2ª Fase - 15 a 19 outubro 2020
  • 3ª Fase - 30 outubro a 03 novembro 2020

Candidatos colocados pelo Concurso Local Acesso (Música):

  • 1ª Fase - 09 a 11 de setembro 2020
  • 2ª Fase - 30 de setembro a 03 de outubro 2020

Candidatos colocados pelos Concursos Especiais, Mudança Par Instituição/Curso e Reingresso:

  • Fase Única -  28 de setembro a 02 de outubro 2020

Candidatos colocados pelo CTeSP:

  • 1ª Fase - 23 a 25 de setembro 2020

Candidatos colocados pelos Mestrados:

  • 1ª Fase - 21 a 22 de setembro de 2020


Documentos necessários:

  • Cópia atualizada do documento de identificação (CC/BI, etc) [em .pdf]
  • Fotografia tipo passe [em .jpg]
  • Pré-requisito (para o curso de Desporto e cursos da ESALD) [em .jpg] - consulte aqui mais informação 

Inscrição On-line:

O registo é feito Online em: http://signup.ipcb.pt
A  matricula/inscrição é feita Online no Portal Académico (http://academicos.ipcb.pt).

Consulte o manual de apoio à inscrição ou o Video tutorial 

Consulte o manual de tesouraria para pagamento de emolumentos/propinas.

Para esclarecimento de dúvidas, contacte os Serviços Académicos

Alunos com inscrição no ano letivo anterior

Períodos de inscrição:

  • 03 de setembro a 02 de outubro 2020

NOTA: Alunos com inscrição em Exames de Época de Finalista/TE:

  • Só devem fazer a renovação de inscrição, após terem sido lançadas as notas no sistema, ou saberem que reprovaram.

Nota: A inscrição fora dos prazos indicados (exceto em situações justificáveis), implica o pagamento de atos fora de prazo, previstos na tabela de emolumentos, devendo contactar os Serviços Académicos.

Documentos necessários:

  • Cópia atualizada do documento de identificação (CC/BI, etc) [em .pdf]
  • Fotografia tipo passe [em .jpg]

Inscrição On-line:

A  inscrição é feita On-line no Portal Académico (http://academicos.ipcb.pt).

Consulte o manual de apoio à inscrição.

Consulte o manual de tesouraria para pagamento de emolumentos/propinas.

Nota: No caso de inscrição em ECTS Adiantados (consulte aqui informação)  estes serão calculados posteriormente à inscrição (possivelmente no final do mês de novembro), ficando disponíveis  na área de Tesouraria do aluno, sendo enviado email aos alunos que tiverem este tipo de inscrições. 

Para esclarecimento de dúvidas, contacte os Serviços Académicos

Informação sobre alguns Prazos que deve ter em consideração

Alteração de inscrições:

Após ter efetuado a inscrição, o aluno pode solicitar a alteração da inscrição nas seguintes situações:

  • 5 dias úteis após a divulgação dos horários;
  • 5 dias úteis após o lançamento de creditações.

Pedido efetuado On-line no Portal Académico - em Requerimentos

Pedido de Estatutos:

  • Consultar regulamentos específicos (devendo ser solicitado todos os anos letivos).

Pedido efetuado On-line no Portal Académico - em Requerimentos

Pedido de Creditações:

  • até 15 dias úteis após o inicio do ano letivo (ou da matrícula em casos especificos);
  • Consulte mais informação na página de FAQ's 

O requerimento é efetuado ON-LINE no portal académico (http://academicos.ipcb.pt).

Os anexos (comprovativos) podem ser enviados por correio (autenticados) ou entregues nos Serviços Académicos (autenticados ou cópias acompanhadas dos originais)

  • Serviços Académicos do IPCB  (para alunos da ESACB, ESART, ESALD, ESECB e ESTCB).
  • Serviços Académicos da ESGIN (para alunos da ESGIN).

Consulte aqui o Regulamento de Creditação.

Inscrição em Exames:

A  inscrição é feita On-line no  Portal Académico  
Na página  Calendário de exames consulte o calendarização de inscrições. 

Pagamento de ECTS Adiantados:

O cálculo dos ECTS Adiantados é feito posteriormente à inscrição e ficará disponivel  ao aluno (a partir do mês de outubro) na sua área de Tesouraria do  Portal Académico  

Para esclarecimento de dúvidas, contacte os Serviços Académicos