Objectivos Gerais
Proporcionar uma formação especializada de natureza profissional baseada nas metodologias de ensino “aprendendo fazendo”, “pensamento crítico e complexo” e “resolução de problemas reais”.
Pretende-se que os estudantes obtenham conhecimentos sobre:
• as técnicas de florestação e de intervenção produtiva, os modelos de silvicultura das principais espécies de interesse florestal, os modelos de silvicultura preventiva e a gestão e valorização dos resíduos da exploração;
• aplicar as técnicas de medição florestal e a utilização de imagens obtidas por deteção remota, na inventariação e monitorização dos recursos florestais, avaliando as principais variáveis caracterizadoras da árvore individual e dos povoamentos, para a quantificação e/ou simulação do crescimento e produção dos povoamentos florestais;
• manipular a variabilidade genética das populações florestais de forma a condicionar o processo produtivo e potenciar a conservação dos recursos genéticos florestais, como forma de garantir a sustentabilidade da floresta, atendendo ao potencial impacto dos fatores bióticos e abióticos, assim como as alterações globais, na biodiversidade;
• promover uma visão empresarial da exploração dos espaços florestais numa perspetiva do aproveitamento e uso múltiplo da floresta;
• compreender a necessidade de adotar medidas de mitigação dos efeitos da mudança do clima sobre as florestas e o seu papel no processo de mudança climática, e sobre a conservação das florestas relativamente ao controlo da erosão, à conservação da água e ao papel que as florestas podem desempenhar no ciclo do carbono
• compreender a base dos modelos matemáticos, decorrentes da Investigação Operacional e da Estatística, capazes de resolver problemas reais em ambiente computacional. Interpretar os resultados obtidos dos modelos computacionais implementados, avaliando as soluções obtidas e a capacidade de resposta ao problema real;
• utilizar de forma eficiente os equipamentos florestais e realizar o planeamento operacional do trabalho florestal e das redes de infraestruturas florestais;
• conferir capacidade para a resolução de casos práticos relacionados com o planeamento e a gestão florestal com vista à regularização da produção florestal e à sustentabilidade dos recursos florestais;
• aprender a criar sistemas adaptativos e prósperos de gestão das florestas, baseados em processos biológicos, a partir de uma perspetiva de inovação;
• caracterizar a indústria da fileira florestal considerando os principais processos e tecnologias de transformação de produtos florestais, compreendendo os avanços e as diferentes tecnologias conducentes à produção dos diversos produtos florestais;
• recolher e compilar a informação sobre um tema e sobre as várias formas para apresentar um seminário.
CANDIDATURAS
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Plano Curricular
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
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Total | Contacto | ||
Florestação e Condução de Povoamentos | 130 | TP: 130; | 5 |
Avaliação da Produção Florestal | 130 | TP: 130; | 5 |
Biodiversidade e Conservação de Recursos Genéticos | 130 | TP: 130; | 5 |
Produtos Florestais não Lenhosos | 130 | TP: 130; | 5 |
Interação Floresta-Ambiente | 130 | TP: 130; | 5 |
Modelação dos Sistemas Florestais | 130 | TP: 130; | 5 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Planeamento das Operações Florestais | 130 | TP: 130; | 5 |
Planeamento, Gestão Florestal e Sustentabilidade | 130 | TP: 130; | 5 |
Sistemas Biológicos Sustentáveis | 130 | TP: 130; | 5 |
Tecnologia Florestal | 130 | TP: 130; | 5 |
Seminário/Projeto | 260 | TP: 260; | 10 |