Decorreu, a 19 de maio, no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, a cerimónia de tomada de posse dos representantes dos docentes e investigadores e do representante do pessoal não docente, eleitos para o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na sequência do processo eleitoral homologado a 12 de maio de 2025.
Tomaram posse os representantes dos docentes e investigadores eleitos: Luís Manuel do Carmo Farinha (ESGIN), Ana Teresa Vaz Ferreira (ESTCB), Catarina Maria Queiróz Monteiro Ventura Gavinhos (ESACB), João Júlio de Matos Serrano (ESECB), António Pereira Pais (ESECB), Ana Cristina Outeiro Correia de Matos (ESACB), Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Castilho (ESART), Miguel Nuno Marques Carvalhinho (ESART), Nuno Octávio Garcia Fernandes (ESACB), Marta Filipa Geraldes Falcão (ESGIN), Sara Margarida Araújo Ferreira (ESALD), João Manuel Nunes Ventura (ESALD) e Maria Teresa Durães Albuquerque (ESTCB). Tomou também posse Jorge Manuel Pedro da Costa, Técnico Superior na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, como representante do pessoal não docente.
Segue-se agora o processo de cooptação das sete personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevante para o Instituto, eleitos pelos treze representantes dos professores e investigadores, quatro representantes dos estudantes e pelorepresentante do pessoal não docente, por maioria absoluta, com base em propostas fundamentadas subscritas por, pelo menos, 30% da totalidade daqueles membros, nos termos dos estatutos do IPCB.
O Conselho Geral é composto por 25 membros, incluindo representantes dos professores e investigadores, estudantes, pessoal não docente e personalidades externas de reconhecido mérito. Este órgão é responsável por eleger o Presidente do IPCB, aprovar os planos estratégicos e supervisionar a atividade da instituição.