A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

Investigadoras da Age.Comm/IPCB editam livro internacional sobre Sustentabilidade no Envelhecimento publicado pela Springer

A Age.Comm, Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais, do Instituto Politécnico de Castelo Branco acaba de lançar o  livro Sustainability in Aging: Challenges and Opportunities for an Integrated Society, publicado pela editora Springer na coleção Lecture Notes in Bioengineering.
O livro reúne 43 trabalhos que resultaram de comunicações apresentadas por investigadores nacionais e internacionais, no 3.º Congresso Age.Comm – Sustainability in Ageing, realizado em novembro de 2023. 
A publicação aborda de forma aprofundada os desafios do envelhecimento populacional e a sua relação com a sustentabilidade social, económica e territorial, destacando temas como ambientes amigos das pessoas idosas, participação social, saúde, vulnerabilidade, tecnologias emergentes e políticas públicas.
As editoras destacam a necessidade urgente de repensar os modelos sociais, económicos e políticos face ao rápido envelhecimento populacional, sublinhando os desafios colocados à sustentabilidade, à organização dos serviços e à inclusão social das populações mais velhas.
A obra encontra-se organizada em quatro eixos temáticos — Ambiente, Educação e Cultura; Participação Social e Governação; Saúde, Equidade e Vulnerabilidade; Tecnologias Emergentes e Digitais — refletindo a natureza interdisciplinar do congresso e a diversidade dos contributos científicos apresentados.
O livro, que está disponível em versão impressa e digital através da Springer, reflete a colaboração entre a Age.Comm e esta editora na divulgação da investigação e conhecimento interdisciplinar sobre o envelhecimento, afirmando o papel desta unidade de investigação como uma referência regional e nacional nesta área científica.
A edição é da responsabilidade das investigadoras da Age.Comm/IPCB: Maria João Guardado Moreira, Lucinda Sofia A. Carvalho, Ângela Simões, Marisa de Jesus Candeias e Helena Margarida Tomás.

02/12/2025