Estudantes da licenciatura em Informática e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia do IPCB dinamizaram uma sessão de sensibilização dedicada ao tema da cibersegurança, na Biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA), em Castelo Branco.
Os estudantes, que acompanharam a docente da ESTCB-IPCB Ângela Oliveira, participaram ativamente na preparação e implementação desta sessão, dirigida a estudantes do 9.º ano, desenvolvendo aplicações especificamente concebidas para a atividade, tornando a aprendizagem mais dinâmica e participativa.
As aplicações desenvolvidas permitiram aos participantes identificar sinais de engenharia social, tomar decisões em cenários digitais simulados e compreender princípios fundamentais de defesa e proteção no espaço digital.
A iniciativa contribuiu para sensibilizar os jovens para os desafios da segurança digital, promovendo comportamentos mais conscientes e responsáveis na utilização da internet. Simultaneamente, proporcionou aos estudantes da ESTCB uma oportunidade de aplicar conhecimentos técnicos em contexto real, através do desenvolvimento de conteúdos educativos e da interação direta com alunos do ensino básico e secundário.
Este tipo de ações reforça o compromisso do IPCB com a promoção da literacia digital e da cibersegurança, aproximando o ensino superior da comunidade e estimulando a partilha de conhecimento em áreas tecnológicas relevantes para a sociedade atual.
07/04/2026