A cidade de Castelo Branco prepara-se para receber, entre os dias 14 e 20 de maio de 2025, o FIAR – Fashion Innovation Active Research, o primeiro Congresso Internacional de Design de Moda e Têxtil promovido pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Politécnico de Castelo Branco.
Este evento pioneiro, tem como missão reunir investigadores, profissionais, criadores e estudantes num espaço de diálogo e partilha em torno dos principais desafios e inovações do setor da moda e têxtil. Sustentabilidade, tecnologia, design, investigação aplicada e novos modelos de negócio estarão no centro das discussões, num ambiente de forte colaboração interdisciplinar e internacional.
O programa do FIAR 2025 arranca já a 14 de maio com um conjunto de comunicações de destaque, incluindo Fernando Moreira da Silva, que abordará a transição para uma indústria 5.0 através da moda circular e têxtil sustentável, e Cristina Broega, que partilhará experiências didáticas no ensino do design de moda sustentável. Destaque ainda para a participação de Rita Lazzarotti, da Vogue Brasil, e Paulo Júlio, com uma reflexão sobre o papel dos novos designers na indústria.
O primeiro dia contará ainda com a apresentação de fardamento, um desfile de sustentabilidade protagonizado por estudantes do 2.º ano e um sunset com música eletrónica.
No dia 15 de maio, a programação conta com Hélder Henriques que falará sobre a candidatura do Bordado de Castelo Branco à UNESCO, seguida por sessões de apresentação de papers científicos. Entre os convidados, destaca-se Magda Mendes, que falará sobre os desafios da Inteligência Artificial no design de vestuário, e Élene Sarfati-Leduc, com uma intervenção sobre responsabilidade ecológica nas marcas de luxo. Haverá ainda uma reflexão de Eugenia Cosima Chiara sobre os quatro pilares da moda contemporânea.
O dia termina com a abertura da exposição “100 Anos de Moda”às 18h00 no Museu Tavares Proença Júnior e, às 21h00 o aguardado evento Castelo Branco Moda 25, que este ano se realizará no Aeródromo, com o desfile do Concurso de Bordados de Castelo Branco e dos finalistas dos cursos de licenciatura em Design de Moda e Design Têxtil e do mestrado em Design do Vestuário e Têxtil.
Com uma programação rica e diversificada, o FIAR 2025 afirma-se como um evento de referência no panorama nacional e internacional, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a valorização cultural no setor da moda.
O programa pode ser consultado aqui