A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

Concerto no Real Palácio de Mafra com a participação de solistas da ESART-IPCB e da Banda da Armada

Eduarda Dias e Margarida Ribeiro, alunas da classe de Canto da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, participaram como solistas, acompanhadas pela Banda da Armada, no Concerto de Gala Inaugural da exposição “A Iconografia Musical nas Igrejas e Capelas do Funchal”.
O concerto teve lugar no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra, no dia 28 de março, integrando o programa oficial de inauguração da exposição. Este momento proporcionou um diálogo singular entre tradição e contemporaneidade, destacando o talento emergente no panorama musical português.
Tratou-se de um evento de grande relevância cultural, que cruzou património, música e investigação artística, marcado por uma atmosfera elegante e emocionante, com traje formal/gala (black tie opcional).
A exposição “A Iconografia Musical nas Igrejas e Capelas do Funchal” dedica-se à exploração das representações visuais da música ao longo da história, evidenciando a riqueza simbólica e estética presente no património artístico religioso.
Depois de ter estado patente no Funchal, a exposição passou também pela Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, entre 25 de novembro e 2 de janeiro, encontrando-se atualmente no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, até 19 de junho.
Com organização de Paulo Esteireiro (Conservatório – Escola das Artes da Madeira e CESEM) e Rita Rodrigues (Direção Regional da Cultura), e coordenação científica de Luzia Rocha (CESEM e docente na ESART) e Rita Rodrigues, a exposição reúne imagens de instrumentos musicais, músicos e cenas em que a música assume um papel central na arte religiosa.

07/04/2026