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CAMEE v2: um ecossistema inteligente e colaborativo para o desenho de cenários de aprendizagem

O Centro de Competência TIC (CCTIC) do Politécnico de Castelo Branco anuncia o lançamento da CAMEE v2 – Cenários de Aprendizagem, Metodologias, Estratégias e Espaços, a nova versão da ferramenta digital de apoio ao planeamento pedagógico, agora totalmente redesenhada para responder às exigências educativas do século XXI.
Assente num modelo que integra perspetivas de Learning Design, abordagens do Future Classroom Lab e princípios socioconstrutivistas, a CAMEE v2 apoia os docentes em todas as fases da conceção de cenários de aprendizagem. A ferramenta permite estruturar atividades para todos os níveis de ensino do ensino obrigatório, assegurando coerência entre metodologias, estratégias, recursos, espaços educativos e avaliação pedagógica.
Uma das principais inovações da CAMEE v2 é a integração de Inteligência Artificial, de forma contextualizada, ética e facultativa. Esta funcionalidade disponibiliza sugestões fundamentadas, mantendo sempre o total controlo por parte do docente e promovendo uma utilização transparente da tecnologia no processo educativo.
A ferramenta reforça igualmente o trabalho colaborativo entre professores, através da cocriação e partilha de cenários de aprendizagem, potenciando comunidades de prática e a inovação pedagógica. A base de dados de metodologias, estratégias e espaços apresenta um caráter flexível e em permanente atualização, sendo complementada por uma Biblioteca de Recursos, que reúne documentos orientadores e ferramentas digitais de apoio à prática pedagógica.
De acordo com a equipa de desenvolvimento, a CAMEE v2 representa “um salto qualitativo na forma como os professores podem planificar e desenvolver as suas práticas pedagógicas”, contribuindo para aprendizagens mais significativas e alinhadas com os desafios atuais da educação.
A CAMEE v2 está disponível gratuitamente para toda a comunidade educativa em https://camee.ipcb.pt 
Os Centros de Competência TIC resultam de protocolos estabelecidos entre o Ministério da Educação e as entidades em que estão integrados, sendo estas, na sua maioria, instituições do ensino superior e têm como missão apoiar as escolas na integração curricular das TIC, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento das competências digitais na educação.
Mais informações sobre o Centro de Competência TIC do IPCB podem ser consultadas em https://cctic.ipcb.pt 

22/12/2025