O Politécnico de Castelo Branco esteve presente no XXXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), iniciativa que teve como tema principal “Ambiente e Economia Azul” e foi organizada em parceria com a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).

Representado pelo seu Presidente, António Fernandes, e Vice-presidente, Ana Vaz Ferreira, a presença no Encontro constituiu-se como uma oportunidade para alargar e reforçar a rede de parcerias internacionais do politécnico albicastrense, tendo servido de palco para a assinatura de diversos protocolos de cooperação.

António Fernandes e Ana Vaz Ferreira foram ainda convidados para a cerimónia de tomada de posse da nova Reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe, Professora Doutora Eurídice Helga da Cruz R. Aguiar, instituição com a qual foram firmadas 3 adendas ao protocolo de cooperação assinado anteriormente.

O IPCB vai colaborar na criação e implementação da licenciatura em Engenharia Civil e do Curso Técnico Superior Profissional em Automação e Manutenção Industrial na USTP, e ainda proporcionar a realização de estágios na Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB pelos finalistas em Fisioterapia do Instituto Superior de Ciência da Saúde Victor Sá Machado.

A Universidade Federal do Pampa e a Faculdade SESI de Educação, ambas instituições brasileiras de ensino superior, firmaram também protocolos de cooperação com o IPCB, com vista à promoção do intercâmbio de estudantes de licenciatura, de mestrado ou de pós-graduação e ainda o desenvolvimento de atividades conjuntas de investigação, de ensino e de capacitação de recursos humanos.

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional, criada em 1986, que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. Integra mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e Macau. Os encontros anuais da AULP têm carater itinerante e reúnem contribuições originárias das diversas latitudes, enriquecendo o debate científico e favorecendo a relação entre os membros da comunidade. A XXXII edição da iniciativa decorreu entre os dias 26 a 28 de junho, em São Tomé e Príncipe.