Os estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia do IPCB realizaram uma visita de estudo às empresas EID-SA, SYNOPSYS e CISCO.

A visita à EID-SA e SYNOPSYS teve como propósito a motivação dos estudantes para o estudo de eletrónica, consciencializando para a importância dos circuitos eletrónicos enquanto hardware de base para o funcionamento das comunicações e da informática e para o elevado potencial de empregabilidade desta área da atividade. A União Europeia quer trazer a produção de circuitos integrados para a Europa e vai precisar de 500 mil engenheiros nesta área, existindo atualmente cerca de 10 mil.

Na visita à CISCO, empresa líder na área de sistemas de comunicação entre computadores, os estudantes participaram no Open Day da empresa, onde assistiram a palestras sobre a cultura da empresa e demonstração em tempo real da resposta de um sistema de cibersegurança a um ataque informático. Participaram ainda em concursos sobre a empresa e os seus sistemas de comunicação.

Em todas estas empresas foi notório o foco na captação de recursos humanos para as suas áreas de intervenção.

A EID-SA é a principal empresa portuguesa a trabalhar em comunicações militares complexas de voz e dados e é uma das 5 principais no que se refere a sistemas de comunicações entre veículos militares de terra e mar em todo o mundo. Esta tecnológica tem uma vasta experiência nos campos da eletrónica, comunicações e comando e controlo, com hardware e software próprios, desenhados, testados e produzidos para suportar operação contínua e garantida em condições de utilização extremas. A EID fornece sistemas para mais de 40 países, dos cinco continentes. Nesta empresa os estudantes tomaram contacto com sistemas eletrónicos de comunicação de média e alta potência.

A SYNOPSYS é uma empresa na área da microeletrónica, que desenvolve circuitos integrados, vulgarmente conhecidos por chips, ou blocos funcionais de chips para a maioria dos produtores de telemóveis e computadores, que os integram nos seus sistemas. Neste caso, os estudantes puderam ver as várias áreas de desenvolvimento de circuitos integrados, e visitaram os laboratórios de teste e caracterização dos circuitos integrados desenhados na empresa.
A visita foi apoiada pelo Projeto TRACE IPCB – Transferência de conhecimento e empregabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco e acompanhada pelos docentes Paula Pereira e Paulo Torres da Unidade Técnico-Científica de Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações, da Escola Superior de Tecnologia.