A candidatura “BAUHAUS4EU European University Alliance”, apresentada por um consórcio que inclui o Politécnico de Castelo Branco e seis instituições europeias de ensino superior à linha de financiamento UE European Universities (ERASMUS+), recebeu o Selo de Excelência da Comissão Europeia, distinção que certifica que a candidatura apresentada é de qualidade excecional, ultrapassando a classificação necessária para a elegibilidade para financiamento.

O consórcio inclui a Universidade Bauhaus de Weimar (Alemanha), o Instituto Blekinge de Tecnologia (Suécia), a Universidade de Bérgamo (Itália), a Université de Picardie Jules Verne (França), a Universidade de Economia de Katowice (Polónia) e a Universidade de Arquitetura, Engenharia Civil e Geodesia (Bulgária), tendo como objetivo global promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo das regiões europeias, através da cooperação internacional e multilateral.

Embora a escassez de fundos europeus disponíveis não tenha permitido o financiamento total do projeto, cerca de 9 milhões de euros, estão já agendadas diversas iniciativas no âmbito desta rede, nomeadamente a mobilidade internacional dos estudantes, docentes, investigadores e pessoal não docente das instituições parceiras, o Fórum BAUHAUS4EU, a realizar em setembro, em Weimar, com a participação dos dirigentes máximos das sete instituições parceiras e de diversos parceiros regionais, e ainda a partilha dos atuais desafios regionais, que serão abordados conjuntamente através de formatos inovadores de ensino, investigação e intercâmbio.

A base de trabalho é a experiência complementar das instituições que integram o consórcio e os seus parceiros regionais, bem como os temas e valores da iniciativa “Nova Bauhaus Europeia” (sustentabilidade ambiental, estética e inclusão), enquanto movimento internacional líder para a transformação da sustentabilidade e modos de vida, situado na encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia.

O Presidente do IPCB mostra-se muito satisfeito pela distinção atribuída à candidatura apresentada por este consórcio internacional que integra o IPCB, agradecendo a toda a equipa da instituição que acompanhou e desenvolveu este projeto. António Fernandes acrescenta que o “selo de excelência” é um indicador muito positivo para a futura atribuição do financiamento integral por parte da Comissão Europeia, manifestando desde já o compromisso da instituição em continuar a trabalhar para implementar as melhorias necessárias para atingir esse objetivo.

De referir que está já prevista a apresentação de uma segunda candidatura, previsivelmente no 1.º trimestre de 2024, no seguimento do convite à apresentação de propostas que deverá ser publicado no próximo outono. Serão efetuadas as melhorias necessárias, tendo como ponto de partida o feedback recebido por parte dos revisores, e potenciados os contactos que já foram feitos no âmbito desta aliança, levando mais além o desenvolvimento de ideias, conceitos e formatos, e aprofundando ainda mais a colaboração entre os parceiros.

As Universidades Europeias são alianças transnacionais entre instituições de ensino superior que têm a ambição de vir a ser as universidades do futuro, ao promover os valores europeus e ao aumentarem a qualidade e competitividade do ensino superior europeu, contribuindo também para a resiliência e recuperação europeias.

Coordenado pela Vice-presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira, o steering comitee incluiu os docentes Daniel Raposo, João Pedro Luz e João Vasco Neves enquanto representantes do IPCB.