Os primeiros órgãos sociais da nova Associação Académica de Castelo Branco (AACB), recém-eleitos pelos estudantes das seis escolas do IPCB e que vão exercer funções durante o ano de 2023, tomaram posse a 6 de janeiro no auditório da Escola Superior de Tecnologia.

O processo formal de criação da AACB arrancou em outubro de 2022, por iniciativa das associações de estudantes e núcleo de alunos do Politécnico de Castelo Branco. Aprovados os estatutos, apresentou-se a sufrágio a lista A, liderada por Alexandre Pinto Lobo, ex-presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Artes Aplicadas, sendo propósito dos candidatos que venceram o ato eleitoral realizado a 15 de dezembro “cimentar a união entre as escolas".

Depois das intervenções de Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e Idalina Costa, Vice-presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, António Fernandes, Presidente do IPCB, elogiou a “competência e capacidade de saber fazer acontecer” dos “estudantes que “se juntaram para ligar as escolas”, apelando a que, com “dinâmica”, continuem o seu trabalho “em nome da academia”.

Já o Presidente da Direção da AACB, cujo “papel fundamental será ajudar as associações a irem mais longe”, diz confiar “plenamente na equipa que escolhi para que consigamos fazer mais e melhor pela nossa instituição”. Extinta em 2017 a formação congénere anterior, “não havia união entre todas as escolas”, confessa Alexandre Pinto Lobo. “Não foi fácil dar o primeiro passo”, mas “é um novo começo” através de uma entidade que no seu trabalho irá contar com os departamentos gráfico, cultural, de desporto e saúde, e de tradições académicas.

Na cerimónia, o porta-voz da AACB anunciou a celebração de protocolos com a autarquia de Idanha-a-Nova e com o Boom Festival, aproveitando “as áreas de atuação de cada escola [do IPCB] na organização do festival”, manifestando ainda o interesse em estender a parceria à Associação Quatro Corações, “não só para o Festival Solidário, mas também para a parte social”.

Quanto à segunda edição do evento Conhecer Idanha, além dos estudantes de Castelo Branco está prevista a participação de jovens da Covilhã, Guarda e Tomar. E porque “também queremos participar nos eventos da cidade”, Alexandre Pinto Lobo sugeriu que todas as escolas do IPCB participem no próximo carnaval albicastrense, chamando ainda a atenção para a necessária ampliação do espaço académico inaugurado há um ano. “É um sucesso”, mas já “pequeno para o número de utilizações”.