Decorreu no dia 8 de março a cerimónia de tomada de posse da nova diretora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), Rute Crisóstomo, candidata única e eleita por unanimidade para um mandato de 4 anos à frente daquela unidade orgânica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Tomou igualmente posse como subdiretora, a docente Veronika Kozlova.

Terminado o momento musical a cargo da Escola Superior de Artes Aplicadas, coube a Vítor Pinheira, presidente do Conselho de Representantes da ESALD, proferir o primeiro estímulo às docentes que, no Dia da Mulher, assumiram a direção de uma escola onde importa “fazer mais e melhor” para que “possamos formar cada vez melhores profissionais de saúde”.

António Fernandes, Presidente do IPCB, fez a sua intervenção após empossar Rute Crisóstomo e garantiu toda a ajuda no sentido de “implementar a melhor estratégia para o desenvolvimento e consolidação” da ESALD. Referiu-se à cultura organizacional da Escola que “importa valorizar e manter”. Com muitos dos docentes a caminho da aposentação, responsáveis pelo “reconhecimento que a escola tem nas suas diferentes áreas de intervenção”, a abertura de novos concursos irá assegurar a adequada “passagem de testemunho”.

Salientou a importância de a escola poder continuar a crescer designadamente ao nível de pós-graduações tendo dado o exemplo do Mestrado em Cuidados Paliativos, “onde temos capacidade de trazer para aqui e formar os melhores profissionais”. Fez ainda uma referência à Clínica Pedagógica da ESALD, pelos equipamentos e instalações que possui, como “um diamante ainda por lapidar”, sendo prioritário melhorar o serviço à comunidade.

“É uma grande honra para mim assumir esta missão e poder contribuir, juntamente com todos, para o desenvolvimento da nossa escola”, começou por referir a sua intervenção a Diretora empossada. “Estamos cientes dos desafios que temos pela frente, mas estamos confiantes na capacidade de superá-los e continuar a crescer”.

Feitos os agradecimentos a toda a academia, e em particular aos coordenadores de curso e às organizações parceiras presentes, onde se incluiu o bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, Rute Crisóstomo expressou “profunda admiração e respeito por todas as pessoas que contribuíram e contribuem para que a ESALD seja hoje uma escola de referência”, deixando clara a intenção de “continuar a trabalhar com todos, e garantir que os nossos alunos mantenham os padrões de qualidade que lhes garantam o sucesso na sua vida profissional, com competências sociais e humanas exemplares”.