O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) realizou na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB uma sessão de informação sobre estágios e carreiras na União Europeia, numa iniciativa apresentada pela Dra. Zélia Dias (CIEJD) e moderada por Ana Cruz, docente da ESGIN-IPCB, que contou com a participação alargada e empenhada de estudantes e docentes da Escola.

Integrado na Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o CIEJD é um serviço público criado para transmitir aos cidadãos informação sobre a União Europeia, em língua portuguesa. No sentido de reforçar a presença portuguesa nas instituições e organismos da União Europeia, o CIEJD iniciou em 2011 o projeto Carreiras na EU, desenvolvendo um sítio Internet dedicado à divulgação de informação sobre empregos e estágios na União Europeia.

Uma das oportunidades que as instituições e os organismos da UE oferecem aos jovens estudantes e profissionais que pretendem enveredar por uma carreira europeia é a realização de um estágio. Os estágios nas instituições europeias dirigem-se a licenciados, são remunerados (cerca de 1.376 euros), têm a duração de 5 meses e realizam-se em dois períodos por ano (março a julho e outubro a fevereiro). Estão agora abertas as candidaturas ao maior estágio da EU, o Blue Book Traineeship, que aceita estagiários em todas as áreas de conhecimento.