O Projeto Hospital BemCrescer - “O meu boneco vai ao hospital”, desenvolvido por alunos e docentes da licenciatura em Enfermagem da Escola Superior Dr. Lopes Dias do IPCB reinicia as atividades a partir do mês de novembro, podendo ser agendadas iniciativas até julho de 2020. Pode ser visitado por crianças de jardins de infância, escolas ou mesmo acompanhadas por familiares, após marcação.

Este projeto é desenvolvido no espaço da ESALD-IPCB, sendo direcionado a crianças em idade pré-escolar e escolar, em ambiente de prestação de cuidados de saúde simulado, com o objetivo de diminuir os medos (normais/ desenvolvimentais) das crianças em relação às instituições de saúde (hospitais/ centros de saúde, ou outros), à prestação de cuidados e aos profissionais de saúde.

Na atividade “O meu brinquedo vai ao Hospital” são desenvolvidas diversas atividades lúdicas, num ambiente hospitalar simulado, no qual as crianças levam os seus brinquedos, tornando-os clientes dos cuidados de saúde. São criados diversos ambientes como triagem, consultas, enfermarias de pediatria e neonatologia, salas de medicação, tratamentos, etc. onde as crianças com os seus brinquedos “doentes” são atendidas por alunos da licenciatura em Enfermagem da ESALD-IPCB e realizados diversos procedimentos e intervenções, adequados à situação clinica apresentada pelo brinquedo e criada pela criança. Há ainda espaços de educação para a saúde sobre diferentes temáticas.

Pretende-se que esta experiência ajude as crianças a desenvolver competências para, em situação de urgência, consultas ou internamento, gerirem as emoções, facilitando a adaptação e o confronto com os seus medos face aos cuidados que lhe são prestados e à relação com os enfermeiros, médicos ou outros. Desta forma, pretende-se desmistificar o trabalho realizado por estes profissionais de saúde e eliminar ou minimizar as possíveis reações traumáticas causadas pelo contacto com os serviços de saúde, particularmente o hospital.

O Hospital BemCrescer está localizado nas instalações da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, na Avenida do Empresário. As marcações são efetuadas junto da docente da ESALD-IPCB, Emília Duarte, através do email emiliaduarte@ipcb.pt.