O Projeto CULTIVAR, programa integrado em IC&DT, esteve em destaque no programa Biosfera da RTP2, que teve como tema "Valorizar os Recursos Endógenos do Centro do País". O episódio de 28 de outubro apresenta algumas das linhas de trabalhos desenvolvidas nos últimos 4 anos, estando disponível para visualização online em https://www.rtp.pt/play/p11190/e724557/biosfera.

Integraram este projeto o Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior Agrária (IPCB-ESA), o Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA) e o Instituto Pedro Nunes (IPN).

A docente Margarida Ribeiro (IPCB-ESA) e o doutor David Franco Frazão (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo - CEBAL e ligado ao Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior - CBPBI) explicaram os estudos efetuados com a esteva, um recurso genético silvestre que foi utilizado como espécie-modelo de resistência ao calor e seca, e que irá ter a sua área diminuída drasticamente nos próximos 50 anos devido às alterações climáticas, particularmente no pior cenário, sem mitigação. O ensaio de proveniências instalado irá permitir iniciar um programa de melhoramento da espécie em relação à produção de biomassa, de resina lábdano para uso na cosmética e farmacêutica e, se possível, de semente para alimentação.

Este trabalho, e outros efetuados e em curso, foram o resultado de vários anos de trabalho da equipa do projeto CULTIVAR do IPCB, constituída pelos docentes Maria Margarida Ribeiro, Paulo Fernandez, Fernanda Delgado, João Paulo Carneiro, Teresa Coelho, José Carlos Gonçalves e Cristina Alegria, pelos investigadores Alice Almeida, Mónica Bouça e Natália Roque (IPCB-ESA), e pelos colaboradores David Franco Frazão (CEBAL) e Joana Domingues (CBPBI).