O Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou o Politécnico de Castelo Branco para se inteirar dos resultados da execução física e financeira das candidaturas já aprovadas e em fase de implementação na instituição, assim como conhecer com maior detalhe as novas candidaturas em que o politécnico albicastrense participa neste âmbito, enquanto entidade líder ou parceira.

O Presidente do IPCB apresentou os resultados do projeto Rede Politécnica A23 (RPA23), nomeadamente os cursos em funcionamento e a oferta formativa para 2023/24, o número de estudantes diplomados e em formação, os equipamentos adquiridos e a execução dos projetos para requalificação de instalações. A RPA23 é um projeto que visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais. Liderado pelo Politécnico de Castelo Branco, este consórcio integra os politécnicos da Guarda e de Tomar, tem um financiamento global elegível de 4.742.000€, e dá resposta aos dois programas previstos no aviso da candidatura: Programa Impulso Jovem para as áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemáticas) e Programa Impulso Adultos.

António Fernandes deu também a conhecer o ponto de situação relativamente aos projetos de requalificação para melhoria da eficiência energética e ambiental dos edifícios, no âmbito dos quais está previsto um investimento total de 5.7 milhões de euros. Apresentados no âmbito do Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, estes projetos têm como objetivo melhorar os edifícios da Escola Superior de Tecnologia, da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e da Escola Superior Agrária, através da implementação de medidas de eficiência energética e hídrica no contexto de infraestruturas públicas do Estado, reduzindo o consumo de energia e de água, e subsequentemente reduzindo as emissões de CO2.

Foi igualmente apresentado o ponto de situação de outros projetos PRR em que o IPCB é líder ou entidade parceira: P2-RESILIS, GEEBovMit, AdaptforGRazing, BeeLand, Interior+, PTCENTRODIH e PRODUTECH R3.