O Politécnico de Castelo Branco recebe no dia 12 de maio a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Os trabalhos têm início pelas 11:00 horas, no edifício Serviços Centrais e da Presidência, com uma sessão virtual de preparação da iniciativa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro”, que tem por objetivo reforçar e valorizar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior aos desafios induzidos pela Covid-19 em estreita articulação com empregadores públicos e privados. A sessão contará com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, de peritos da OCDE e do Diretor-Geral do Ensino Superior, João Queiroz.

Entre as 12:00 e as 13:00 horas, decorrerá a sessão presencial de lançamento da iniciativa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro”, que envolve a participação, por convite, dos diretores das Escolas Superiores do IPCB, de empregadores públicos e privados, de presidentes de Câmaras Municipais e de representantes de diversas instituições.  Seguir-se-á uma reunião de trabalho entre o Ministro Manuel Heitor e a equipa dirigente do IPCB: Presidente, Vice-presidente, Administradora e Diretores.

Às 14:30, já com a presença da Ministra da Coesão Territorial (MCT), Ana Abrunhosa, da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), Ana Mendes Godinho, e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, terá lugar a assinatura de um protocolo entre o IPCB e o MTSSS, para a realização de testes ao COVID-19 nos lares de idosos e creches da região. Estão convidados para a sessão o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, a Diretora Clínica do Hospital Amato Lusitano, Maria Eugénia André, e o Diretor do Centro Distrital de Castelo Branco do Instituto da Segurança Social, Nuno Maia.

Pelas 15:00 horas terá lugar uma visita ao Laboratório para o Diagnóstico do SARS-CoV-2 localizado no Hospital Amato Lusitano, numa parceria tripartida entre o IPCB, a Unidade Local de Saúde e a Câmara Municipal. A visita terminará com a assinatura de um protocolo entre o IPCB e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, no âmbito da realização conjunta de testes.

Após as 16:00 horas está ainda prevista uma visita à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, onde já foram retomadas atividades letivas com a presença de estudantes.