O Politécnico de Castelo Branco tornou-se membro associado da Rede CRUSOE - Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste da Europa, que integra instituições de ensino superior da região norte e centro de Portugal, Galiza, Castela e Leão, Cantábria e Astúrias.

A cerimónia de adesão decorreu na Universidade de Aveiro, no âmbito da realização da Assembleia Geral Ordinária da CRUSOE, tendo também aderido os politécnicos de Tomar, Guarda, Coimbra, Leiria e Viseu.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, considera que a adesão à CRUSOE é um momento altamente relevante para a instituição, uma vez que permite a aproximação e partilha de sinergias entre instituições de ensino superior portuguesas e espanholas. Acrescenta que a participação em projetos desta rede será mais um passo na afirmação internacional do IPCB, contribuindo para a melhoria da qualidade da investigação e permitindo a acesso a candidaturas conjuntas a projetos financiados no âmbito de programas europeus.

Criada em 2011, a CRUSOE é uma associação internacional sem fins lucrativos, que visa contribuir para o fortalecimento e melhoria do ensino superior, para o desenvolvimento territorial através da cooperação entre as instituições da rede, para o diálogo entre instituições de ensino superior e agentes sociais, bem como para a cooperação institucional com governos regionais e centrais. Integra um total de 23 instituições de ensino superior, mais de 150 grupos de investigação de referência em Portugal e Espanha e cerca de 240.000 alunos distribuídos por mais de 40 campi.