O Politécnico de Castelo Branco assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Apoio Social Quatro Corações (4C), que tem por objetivo estabelecer modalidades de colaboração em diferentes domínios do interesse de ambas as entidades.

Nesse âmbito, considerando que a 4C tem como missão “desenvolver ações sociais de qualidade, valorizando as pessoas, a saúde, o alojamento social, a transferência de conhecimento para a sociedade, da região, do país e do mundo, apoiado na inovação e nas parcerias” e que irá promover o Festival + Solidário 2022; e que o IPCB é uma instituição pública de ensino superior, vocacionado para o ensino, a investigação e a prestação de serviços à comunidade nas mais diversas áreas técnico-científicas; ambas as instituições entenderam que estavam criadas as condições para o desenvolvimento e aprofundamento de ações de colaboração, nomeadamente no que refere à preparação /suporte no Festival + Solidário.

As atividades de colaboração compreendem a divulgação do evento junto da comunidade académica do IPCB, a disponibilização de espaços do IPCB e de alojamento a entidades externas, a possibilidade de estudantes do IPCB integrarem equipas de som, imagem e artes performativas, e também equipas de apoio a cuidados de saúde e secretariado. Está também prevista a realização de estudos de investigação.

Para o Presidente do IPCB, António Fernandes “foi com muito agrado que recebeu o convite para o IPCB integrar e apoiar o Festival +Solidário, aceitando-o desde o primeiro momento por se tratar de um evento de solidariedade com uma componente cívica e social” e que “a participação de estudantes do IPCB será uma mais valia para eles, quer numa vertente curricular, quer numa vertente de aquisição de experiências em voluntariado jovem, ambas muito apreciadas e valorizadas pelas empresas e entidades empregadoras”.

O Presidente da Direção da Associação 4 Corações, Hélder Martins salientou o facto do “IPCB ter sido uma das primeiras instituições a ser contatada, tendo aceite logo o convite pela sua vertente solidária”. Mencionou também que o Festival +Solidário “é um projeto inovador que vai mais além de uma festa e que pretende refletir o que é estar e viver em sociedade”, acrescentando que “a assinatura deste protocolo com o IPCB valoriza a credibilidade do festival”.