Paulo Jorge Sequeira Gonçalves, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, participou na conferência “A tecnologia ao serviço da assistência aos idosos”, realizada no âmbito da IX Feira Tecnológica da EPCC da Universidade de Extremadura, que decorreu na Escola Politécnica de Cáceres.

O docente e membro do Laboratório de Robótica do IPCB efetuou uma apresentação na primeira parte da conferência, dedicada à análise da evolução do conceito de assistência a idosos e como a visão de um ponto de vista multidisciplinar facilita novas técnicas que realizam verificações de saúde de rotina, ou estimulação da atividade física e cognitiva. O momento contou ainda com intervenções de Jonathan Gómez Raja (Fundação Fundesalud), Javier Berrocal (Grupo Quercus da Universidade da Extremadura) e Pedro Núñez (RoboLab da Universidade da Extremadura).

Com mais de 60 participantes, a conferência incluiu a apresentação de trabalhos de I&D&I para a assistência a idosos, desenvolvidos no âmbito de diferentes projetos realizados nas instituições e grupos de investigação dos participantes, desenvolvidos no âmbito dos projetos MoveCare, Essence, EuroAGE, EuroAge2, 4IE. Todos os grupos de investigação presentes mantêm linhas muito ativas neste campo, com projetos H2020, Horizonte Europa, Interreg POCTEP, Interreg SUDOE e financiamentos nacionais.

Na segunda parte, foi realizada uma visita aos laboratórios da Escola Politécnica, onde foi possível ver demonstrações e conhecer as ferramentas tecnológicas desenvolvidas no âmbito destes projetos, como robôs de assistência social, realidade virtual, serious games ou assistentes de voz.

O projeto EuroAGE2 pretende capitalizar os resultados obtidos no projecto EuroAGE, gerando os conhecimentos necessários para implementar a utilização das tecnologias desenvolvidas com um modelo de ação específico que garanta a aceitação por parte dos utilizadores e profissionais, ao mesmo tempo que tem um impacto positivo na qualidade de vida dos idosos através da sua estimulação física, cognitiva e social. O EuroAGE2 é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através da sexta convocatória do programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP), e tem uma duração de 18 meses.