O Politécnico de Castelo Branco, no âmbito do Projeto INOVC+, organizou a iniciativa Regional Helix Summit: Partilha de boas práticas sinérgicas de I&D+I.

A iniciativa que decorreu no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, teve como objetivo a partilha de boas práticas sinérgicas de I&D+I, com destaque para a interação colaborativa entre a academia e a comunidade, e contou com a participação do coordenador do projeto INOVC+, do CEO da empresa WD Retail parceiro estratégico do projeto, e dos docentes do IPCB que integraram e concluíram os programas de cocriação e/ ou participaram no concurso de projetos de ignição e provas de conceito no âmbito do INOVC+.

Após a sessão de abertura pelo Presidente do IPCB, António Fernandes, seguiu-se uma mesa redonda intitulada “Boas práticas sinérgicas de I&D+I e a valorização do território”, que contou com as intervenções de Nuno Gomes, da Universidade de Coimbra e Coordenador do Projeto INOVC+; Ana Maria Ferreira e Hugo Marques, docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB; Daniel Raposo, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, e Hugo Nobre, CEO da empresa WD Retail. A moderação esteve a cargo do Vice-Presidente do IPCB, Luís Farinha.

O programa contou ainda com a entrega dos Galardões de Boas Práticas Sinérgicas de I&D+I, como forma de estímulo à colaboração sinérgica em matéria de I&D+I, aos 6 Projetos de ignição e provas de conceito em curso, nomeadamente o Projeto RECNUT - Desenvolvimento de fertilizantes de base biológica a partir da recuperação de nutrientes e compostos orgânicos de efluentes pecuários e agroalimentares, da responsabilidade da investigadora e docente da ESACB, Maria do Carmo Horta; SISTEMA DE EXPOSITORES - Sistemas de expositores destinados a exposições temporárias – projeto de design de equipamento, da responsabilidade da investigadora e estagiária de mestrado da ESART, Ana Alice Afonso; STEELTECH - Painéis Multifunções de Alto Desempenho para Eventos de Carga, da responsabilidade da investigadora e docente da ESTCB, Constança Rigueiro;  FORESTON - Módulo de comunicação para uma Floresta Ativa, do docente da ESTCB e investigador Pedro Torres; PAISAGENS SONORAS - Projeto de design que visa o bem-estar nas dimensões estética e acústica, da responsabilidade do investigador e docente da ESART José Simão; e VAL_HONEYBRANDY - Valorização de madeira de Acácia no sector dos destilados de mel, da docente e investigadora da ESACB, Ofélia Anjos.

O INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro, sendo uma evolução das duas edições anteriores (INOVC e INOVC 2020), abrangendo todo o território da Região Centro.

São apenas 9 as instituições de ensino superior beneficiárias do projeto INOVC+, entre elas o IPCB. A instituição tem como principais áreas de intervenção, a Sensibilização e Networking, Programas de Transferência de Tecnologia (TT), Encontros Nacionais e Internacionais de I&D+I, Montras de Tecnologia, Concurso Arrisca C (Empreendedorismo), Boas Práticas Sinérgicas I&D+I / Território, e Projetos de Ignição e Provas de Conceito (Galardão de Boas Práticas de I&D+).

Outras entidades participam também no projeto, tais como o Instituto Pedro Nunes; OBITEC - Associação Óbidos Ciência e Tecnologia; a BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia; ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; SERQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta; TAGUSVALLEY - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo; AEMITEQ - Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade; AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem; ASSOCIAÇÃO BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, e Raiz - Instituto de Investigação da Floresta e Papel.

O projeto tem um custo total elegível de 3.393.755,86€, sendo que o custo elegível para o IPCB é de 114.481,06€, e tem em curso a aquisição de equipamento para criação de um espaço de cocriação de inovação.