A Unidade Técnico Científica de Engenharia Eletrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia do IPCB dinamizou 4 estágios para ocupação de jovens nas férias, no âmbito do programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias – Ciência Viva no Laboratório”.

O estágio “Construção e Controlo de Drones” teve como objetivo cativar os mais jovens para as áreas da engenharia, ensinando-os a construir um drone de raiz e colocá-lo a voar. O estágio foi dinamizado pelo docente Pedro Torres e contou com a presença de alunos do ensino básico e secundário provenientes de Lisboa e Castelo Branco, que durante a semana aprenderam alguns conceitos de eletrónica, aeronáutica, segurança aeronáutica e pilotagem. Contou ainda com o importante contributo do FABLAB – Castelo Branco, que abriu as suas portas a estes alunos para dar a conhecer o que se lá faz e dinamizar algumas atividades de prototipagem rápida.

O docente José Vieira lecionou o curso “Vamos construir um sistema inteligente: aplicação com microcontrolador”, formação que teve participantes provenientes de Braga, Montijo e Castelo Branco. O estágio integrou os alunos nas atividades de investigação e desenvolvimento do laboratório de Sistemas Eletrónicos e Inteligência Artificial, através do desenvolvimento de aplicações simples de sistemas inteligentes com microcontroladores. Como projeto final foi implementado o controlo de um sistema de iluminação LED (Light Emition Diodes) RGB (Red, Green e Blue), com definição da cor e intensidade desejadas. Estes exercícios foram desenvolvidos programando em linguagem C e com hardware físico real.

O estágio “O ar que respiro tem qualidade? Vou descobrir com a Internet das Coisas” foi orientado pelo docente Rogério Dionísio e integrou 6 estagiários em atividades laboratoriais envolvendo o uso de sensores, a sua ligação às redes se comunicação sem fios LoRaWAN/ WiFi e a programação de interfaces gráficas num computador para visualização e tratamento estatístico dos dados recolhidos. Nas atividades de campo, os estagiários envolveram-se na instalação de equipamentos de monitorização da qualidade do ar exterior e na montagem de uma estação meteorológica. O estágio integrou duas visitas: às instalações técnicas do Forum de Castelo Branco e ao FabLab de Castelo Branco.

A 17.ª edição do estágio “Construir Robôs Inteligentes”, teve como objetivo introduzir a robótica aos alunos do ensino secundário, abordando de forma integrada conceitos de mecânica, eletrónica e programação, necessários ao desenvolvimento de robôs. Os participantes desenharam várias peças do robô em computador e assistiram ao seu corte a laser, nas oficinas da ESART-IPCB, tarefa que se revelou bastante desafiante e motivadora para os alunos, pois a partir de um esboço em papel foi possível contruir a peça principal da estrutura, para dar a forma final ao robô. Foram depois montados os diversos componentes mecânicos e eletrónicos para a construção dos robôs móveis inteligentes, capazes de se mover de forma autónoma (desviando-se de obstáculos). A fase seguinte incluiu testes dos sensores e atuadores e a programação do robô, utilizando o Arduino, uma experiência nova para todos. Outra experiência foi programar o smartphone Android para telecomandar o robô, através de bluetooth. No final da semana todos os robôs funcionavam conforme o pretendido, movimentando-se no laboratório de forma autónoma e/ou telecomandados. Foram construídos robôs com duas, três e quatro rodas. Orientado pelo docente Paulo Gonçalves o estágio contou com a colaboração de alunos da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, e de Rodrigo Bernardo, que desenvolve a sua tese de doutoramento em Engenharia Mecânica no Laboratório de Robótica do IPCB, tendo participado alunos do 9.º ao 11.º ano de escolaridade de Almada, Amadora, Lisboa, e Ponte de Sôr.

O feedback por parte dos alunos envolvidos iniciativas foi bastante positivo e encorajador para continuar a desenvolver atividades de divulgação e de incentivo à inserção de jovens nas áreas de engenharia.