Enquadrado no protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Universidade Aberta, iniciaram-se no ano letivo 2015/16 os primeiros cursos de pós-graduação lecionados em regime de ensino a distância. Neste momento encontram-se a decorrer os cursos de pós-graduação em Reabilitação Sustentável de Edifícios, em Gestão de Negócios e em Proteção Civil, que contam em conjunto com 41 alunos nesta primeira edição. Para 2016/17 está previsto o arranque da 2ª edição destes três cursos de pós-graduações, assim como a 2ª edição do curso de formação de formadores on-line, da responsabilidade da Universidade Aberta, que os docentes do IPCB poderão frequentar para reforço e aquisição de competências no ensino a distância. A formação a distância dá aos estudantes uma maior liberdade e autonomia na gestão do tempo, uma vez que permite aos estudantes realizar as atividades académicas a partir de qualquer espaço, com maior comodidade e sem a necessidade de deslocações ou cumprimento de horários rígidos.