"A alimentação e identidade em contexto migratório: práticas e representações - um estudo de caso no distrito de Castelo Branco" é o novo livro da Prof.ª Doutora Maria do Céu Martins, docente da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB. Apresentada pelo Prof. Doutor Francisco Martins Ramos durante as atividades de comemoração do 68.º aniversário da ESALD – IPCB, a obra procura compreender até que ponto as práticas alimentares dos imigrantes do distrito de Castelo Branco estão ancoradas nos seus elementos identitários e de pertença ou, pelo contrário se descolam desses elementos, para se encaixarem e interpenetrarem na cultura alimentar do país de acolhimento. Aprofundam-se as questões da saúde pela alimentação e problematiza-se o discurso normativo que a circunscreve. Investiga-se a comida como elemento básico no intercâmbio cultural e no estabelecimento e manutenção da sociabilidade. Reflecte-se sobre a alimentação como um conjunto de elementos em interação com os hábitos e a identidade de um grupo cultural. Defende-se, no presente estudo, o factor identitário com uma categoria que influencia fortemente as práticas alimentares dos imigrantes e a necessidade de entender a alimentação dos imigrantes no seu quadro de representações sociais, tentando perceber o potencial comunicativo e simbólico da comida. O estudo afirma-se como um contributo para ajudar romper com algumas práticas do quotidiano, resultantes de uma visão da alimentação estritamente medicalizada.