O Instituto Politécnico de Castelo Branco realiza, de 29 de junho a 1 de julho, a "International Conference on Regional Triple Helix". Trata-se de um evento que pretende discutir temas associados ao conceito Triple Helix, que é atualmente estruturante das dinâmicas de construção de empresas e territórios mais competitivos e sustentáveis. A conferência constituirá um fórum privilegiado do debate em torno das potencialidades que o conceito Triple Helix encerra, sobretudo na ótica da renovação dos fatores de inovação, empreendedorismo e competitividade nos chamados territórios periféricos de baixa densidade. A boa articulação entre as instituições de ensino superior, as empresas e a as entidades de governação é reconhecidamente decisiva para encetar trajetórias mais qualificantes de desenvolvimento. A conferência reveste um formato que pretende ultrapassar a mera dimensão académica que tipicamente caracteriza estas iniciativas. Com efeito, um dos objetivos estratégicos passa, também, por dar visibilidade e relevo à mostra de potencialidades do sistema C&T, designadamente à rede de clusters nacionais, bem como às capacidades e competências empresariais da envolvente territorial. Refira-se que a iniciativa conta com o apoio das autarquias de Castelo Branco e de Idanha-a-Nova, da Associação Empresarial da Beira Baixa e da Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco, bem como de outros parceiros de relevo, como o Cluster de Competitividade Engineering & Tooling e o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.