A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco comemora este ano o seu 68.º aniversário, mantendo o lema “Castelo Branco, Cidade Saudável”. Dedicadas à população sénior, foram organizadas diversas atividades dirigidas aos cidadãos e à comunidade, que irão decorrer nos dias 6 e 7 de junho de 2016. No dia 6 de junho, das 8h30 às 17h00, e no dia 7 de junho, das 8h30 às 12h30, a Escola Superior de Saúde estará aberta à comunidade com a “Feira de Saúde para Seniores”, uma mostra de produtos e artigos destinados aos seniores, e para a prestação de cuidados de saúde (gratuitamente) aos cidadãos que aí se desloquem. Na prestação de cuidados de saúde serão realizadas, nos Laboratórios da ESALD, atividades como análises sanguíneas para avaliação da função renal, hepática e perfil lipídico; identificação de fatores de risco cardiovascular (rastreio de HTA, Glicémia capilar e Índice de Massa Corporal). Irá ainda realizar-se um Rastreio Cardiorrespiratório (ECG + Função Respiratória), atividade que necessita de marcação prévia, através do telefone 272 340 563. Paralelamente, no dia 6 de junho, decorrem a partir das 14:00 horas classes de fisioterapia para idosos, em terra e em meio aquático. Pelas 15:00 horas tem lugar a “Aula Magistral de Anatomia: em busca da simetria”, presidida pelo Dr. Eduardo Pereira e moderada pelos docentes da ESALD José Preto e Nuno Cordeiro, tendo como palestrantes o Prof. Carlos Matos (Designer e docente no AE Nuno Álvares) e o Prof. Abel Rodrigues (Fisioterapeuta e docente da ESALD). No dia 7 de junho, pelas 14:00 horas, decorrerá a Cerimónia Comemorativa do 68.º Aniversário da ESALD, seguida da Entrega de Prémios de Mérito e Louvor a docentes e funcionários da ESALD. Às 15:00 horas terão lugar um conjunto de palestras integradas na Mesa Redonda: “Envelhecimento na Beira Interior: Desafios e oportunidades para (Re)Pensar a Organização dos Serviços de Saúde”, moderada pelo Sr. Presidente do IPCB, Prof. Doutor Carlos Maia, com a presença da Prof.ª Doutora Maria João Guardado Moreira (ESE/IPCB), Prof.ª Doutora Adriana Henriques (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) e o Prof. Doutor Jorge Soares (Fundação Calouste Gulbenkian). As atividades do dia 7 de junho terminam pelas 17:30, com o lançamento do livro: "A alimentação e identidade em contexto migratório: práticas e representações - um estudo de caso no distrito de Castelo Branco", da autoria da Prof.ª Doutora Maria do Céu Martins (docente da ESALD), e apresentado pelo Prof. Doutor Francisco Martins Ramos, seguindo-se a atuação da TUSALD – Tuna Académica da ESALD (18:00 horas).