O Centro de Estudos de Bioética (CEB), que integra a docente e Presidente da Comissão de Ética do IPCB Isabel Lourenço, realizou no dia 1 de março uma reunião alargada através da plataforma zoom, tendo emito uma tomada de posição sobre a aprovação da lei da eutanásia pelo parlamento português.
 
Participaram elementos da Direção e os Coordenadores dos seus diversos polos, nomeadamente Aveiro, Coimbra, Chaves, Madeira, Rio de Janeiro, Viana do Castelo, Vila Real e Castelo Branco, este último coordenado pela docente do IPCB.
 
“Conscientes da sensibilidade ética que este tema nos merece, constituirá uma reflexão futura (aberta) do CEB sobre as implicações éticas para os profissionais de saúde e para pessoa doente, assim como todas as outras implicações de caráter deontológico e prático que processo acarreta, caso esta lei tenha como veredito final a sua aprovação.
Assim:
  1. O CEB, na sua longa história, sempre promoveu um diálogo aberto na defesa da vida e da dignidade da pessoa humana em todas as suas dimensões e circunstâncias; 
  2. Pautou sempre o seu pensamento por ética personalista e humanista na defesa do valor da vida, como valor inviolável e como consagrado no Direito e na Constituição da República.
  3. Continuaremos determinados a:
    • promover que a vida tem o seu limite na morte, e que a morte faz parte da vida,
    • promover a saúde que tem o seu limite na doença,
    • que deve ser tratada e curada, sempre, e em todo o caso que se desenvolva uma atitude de cuidar, ainda que incurável."

Partilhe