A exposição “Naturia Secreta”, mostra de ilustração científica realizada por Luísa Ferreira Nunes, docente da ESACB-IPCB, vai estar patente na biblioteca da Escola Superior Agrária do IPCB (ESACB-IPCB), no âmbito da comemoração dos 40 anos do início da atividade letiva da escola.

A exposição “Naturia Secreta”, gentilmente cedida pelo Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova e comissionada pela Biblioteca da ESA-IPCB, compõe-se de diversos exemplares de insetos-joia conhecidos pelas suas cores vivas e brilhantes, apresentando coloridos intensos, quase feéricos e de extraordinária beleza, os quais originam texturas que podem produzir um brilho metálico. Inclusivamente as suas rugosidades multifacetadas projetam a luz e os reflexos como se de joias se tratasse. Em complemento a esta exposição a Professora Luísa Nunes publicou um livro, justamente sobre o fenómeno de iridescência na natureza. De referir ainda a propósito que algumas das espécies de insetos representadas se encontram em perigo sendo que uma delas já se encontra mesmo extinta. Assim a exposição constitui também uma chamada de atenção para o problema da extinção de espécies na natureza.

A técnica utilizada pela autora foi aguarela e lápis de cor sobre papel de aguarela acetinado.

A exposição pode ser visitada de setembro a dezembro de 2023, entre as 9:00h e as 17:30h, todos os dias úteis.

Para além de docente do ensino superior, Luísa Nunes estudou ilustração como bolseira na University of Arts of London (UK) e desenvolve uma intensa atividade no domínio da ilustração científica, sendo reconhecida por esse facto, tanto a nível nacional como internacional, utilizando com mestria a ilustração como ferramenta de comunicação de ciência. A presente exposição foi encomendada pelo Museu de História Natural de Florença (Itália) em 2016, tendo sido apresentada ao público em 2018.