O Politécnico de Castelo Branco iniciou as atividades letivas da microcredenciação em Fogo de Supressão, formação lecionada no âmbito da Rede Politécnica A23 que vai funcionar na Escola Superior Agrária.

Com 135 horas de formação, o curso tem como objetivo conferir aos agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) os conhecimentos, capacidades e habilitação necessárias para a identificação de oportunidades de uso do fogo no âmbito do combate a incêndios rurais, na avaliação dos seus impactos, no planeamento, organização, coordenação e execução de ações de fogo de supressão, compreendendo o uso de fogo tático e o contrafogo.

Destinadas a trabalhadores que desempenham funções em empresas nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, as microcredenciações são formações breves especializadas que têm como objetivo melhorar as suas competências e produtividade.

A Rede Politécnica A23 é um consórcio liderado pelo Politécnico de Castelo Branco e integra os Politécnicos da Guarda e de Tomar. O projeto visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, foi aprovado no âmbito do aviso 01/ 2021 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e procura dar resposta aos dois programas previstos no aviso da candidatura: Programa Impulso Jovem para as áreas STEAM e Programa Impulso Adultos.

Durante o presente ano letivo está ainda previsto o arranque de mais formações, nomeadamente em Proteção e Segurança em Edifícios, Linguagens Web, Design de Interfaces, Programação, Projeto de Base de Dados e Testes de Software.

Partilhe