Maria Eduarda Rodrigues, responsável da biblioteca da Escola Superior Agrária do IPCB, participou numa visita à biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA), enquadrada no Programa de Mentorado da Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas – BAD, no âmbito do qual é mentora.

A atividade teve como tema “Bibliotecas do Ensino Superior” e incluiu a apresentação da biblioteca e serviços da ESTGA-UA, da biblioteca da ESACB-IPCB e a partilha de metodologias e práticas entre as bibliotecas da ESTGA-UA e da ESA-IPCB.

Os aspetos mais relevantes centraram-se na alteração dos hábitos de frequência da biblioteca pelos utilizadores, com enfoque no decréscimo das atividades tradicionais em detrimento da sua utilização como sala de estudo ou de permanência de lazer, e também na disponibilização de conteúdos digitais, designadamente através dos repositórios. Foram também partilhados os instrumentos de divulgação, bem como os planos de sensibilização e formação de utilizadores.

Para além dos serviços de biblioteca, foi proporcionado conhecimento sobre a atividade de preservação digital de conteúdos efetuada na Universidade de Aveiro, que incide sobre todos os materiais produzidos desde a fundação da universidade, incluindo cartazes, postais e outros documentos de diversas origens, desde que produzidos ou alusivos a atividades da UA.

Considerou-se também importante realizar o estudo das atuais necessidades no contexto da biblioteca junto dos estudantes do primeiro ano, que irá decorrer no início do próximo ano letivo.

A reunião foi muito proveitosa, dada a importância da partilha de conhecimento, bem como o contacto com outras realidades e maneiras de trabalhar, no sentido da implementação de melhorias no quotidiano funcional dos serviços, no caso, das bibliotecas.

Foi ainda efetuada uma visita às restantes instalações da ESTGA-UA.