Os estudantes dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados têm uma vez mais a possibilidade de se candidatar diretamente às licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco, nos termos do concurso especial de acesso ao ensino superior criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril. O IPCB disponibiliza 114 vagas para este concurso especial, distribuídas por 24 licenciaturas.

O processo de candidatura decorre em duas fases: a inscrição em provas, a realizar até 2 de julho em www.provascentro.pt e a candidatura online ao ensino superior, a realizar no site da Direcção Geral do Ensino Superior, durante o mês de setembro (em datas a anunciar).

As provas a realizar e as licenciaturas em que os candidatos podem ingressar dependem da área CNAEF * do curso profissional/ artístico de origem e da licenciatura pretendida, podendo esta correspondência ser consultada de forma automática no portal de inscrição nas provas. Basta para tal escolher a designação do curso de ensino secundário do candidato e será apresentada a lista de todas as licenciaturas a que este se pode candidatar. Para além desta funcionalidade, está disponível informação sobre vagas, condições de acesso, calendário e conteúdos das provas.

Trata-se de uma excelente oportunidade para aproximar os estudantes do ensino profissional ao ensino superior, permitindo o seu prosseguimento de estudos para uma licenciatura através de um regime de acesso mais adequado ao seu percurso formativo.

A exemplo do que aconteceu no ano transato, a prova realizada é válida para todas as instituições que integram a Rede de Politécnicos do Centro: os politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu.

A informação sobre este concurso especial de ingresso no ensino superior está já disponível na página do Politécnico de Castelo Branco na Internet em www.ipcb.pt, sendo os conteúdos atualizados em permanência, de acordo com as informações disponibilizadas pela tutela.

* Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação