José Filomeno Raimundo, docente aposentado da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, renovou o mandato como Provedor do Estudante do Politécnico de Castelo Branco, após designação pelo Presidente do IPCB, sob proposta das estruturas representativas dos estudantes. A cerimónia de tomada de posse teve lugar a 17 de maio, no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.

Após o momento musical, protagonizado por Bruno Antunes, estudante do mestrado em Ensino da Música na ESART-IPCB, o Presidente do IPCB mostrou-se satisfeito por reconduzir José Raimundo no cargo, “um homem que tratou sempre dos assuntos com enorme descrição e independência, com bom senso exemplar e que sempre encontrou soluções para os problemas encontrados”. António Fernandes agradeceu o trabalho desenvolvido em prol do IPCB nos últimos dois anos, com uma “postura que ajuda a formar os estudantes noutras valências, que não apenas as académicas”, mostrando-se completamente disponível para continuar a “encontrar as melhores soluções para os problemas dos estudantes”.

Agradecendo aos estudantes do IPCB o voto de confiança para o segundo mandato “É grande o meu agradecimento pela vossa escolha. Pela continuidade, pela vossa aposta… obrigado!”, José Filomeno Raimundo endereçou um “agradecimento especial” ao Presidente do IPCB “pela atitude sempre atenta e cuidada. O seu apoio tem sido um elemento facilitador para a resolução de problemas”. Filomeno Raimundo prometeu continuar a pautar a sua ação “por uma política de proximidade, resolvendo os problemas com a necessária informalidade, descrição e ponderação, junto de todos os intervenientes nos processos”. “Caros alunos, podem continuar a contar com a minha dedicação e empenho para continuarmos a fazer escola, na defesa dos vossos direitos e interesses”.

De acordo com os estatutos do IPCB, "O Provedor do Estudante é uma personalidade de reconhecido mérito académico, docente ou não docente, que pode ou não pertencer ao IPCB, que goze de comprovada reputação de integridade e independência, tendo como função defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes". Pretende-se que em colaboração com os estudantes exista uma participação ativa na vida da Instituição, para que se possam propor soluções concretas que levem a uma melhoria das condições de ensino, a promoção do sucesso escolar, estimulando a participação dos estudantes na prossecução da missão e objetivos da instituição.

José Filomeno Raimundo doutorou-se na Universidade da Extremadura, Espanha, com uma tese na área da música. Foi Professor Coordenador na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde também desempenhou funções de Diretor e de Presidente do Conselho Científico.