João Fernandes, aluno do 3.º ano da licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicou o artigo “The Use of Technology in the Diagnosis and Treatment of Epilepsy: Trends and Open Issues” na revista científica internacional Revista de Informática Teórica e Aplicada - RITA (ISSN: 2175-2745 Online).

A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns no mundo, afetando milhões de pessoas. O impacto desta doença vai para além das crises epiléticas. Tem repercussões ao nível da saúde e qualidade de vida do indivíduo (i.e., consequências neurológicas, psicológicas e físicas) e da sua inclusão social. Este artigo apresenta uma revisão da literatura e discute os avanços tecnológicos e científicos no diagnóstico e tratamento da epilepsia. Começa por introduzir os conceitos relacionados, em seguida, analisa as diferentes abordagens tecnológicas, expondo os seus pontos fortes e limitações, finalizando com a identificação de desafios e problemas em aberto para investigação futura.

O trabalho resulta do projeto de fim de curso, orientado pelos docentes Vasco Soares e João Caldeira.

O artigo encontra-se disponível para consulta em https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/view/129783.