“Partilhar o conhecimento, globalizando a formação” é a frase que serve de mote ao programa de comemorações do quadragésimo aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o qual inclui uma série de atividades de âmbito geral, de caráter técnico-científico ou direcionadas para a comunidade, a realizar ao longo do ano.
Em novembro e dezembro de 2019 decorreram as primeiras iniciativas previstas, com duas atuações do Coro Autêntico da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) no Natal Branco, em Castelo Branco, e a realização das primeiras Jornadas Profissionais do IPCB.
Em abril de 2020 foi lançado o concurso “Um por todos. Todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o Ambiente?” que contou com a participação de alunos e professores de diversos agrupamentos de escolas da região, com a realização de vídeos e apresentação de trabalhos alusivos aos problemas ambientais identificados.
A 30 de setembro, as escolas superiores do IPCB acolhem o encontro técnico-científico, iniciativa conjunta com sessões e painéis temáticos presenciais e online, e programas diferenciados de acordo com as áreas do conhecimento de cada unidade orgânica.
O dia 28 de outubro, dia do IPCB, assinala o 40.º aniversário do IPCB.
Face à evolução da situação epidemiológica da COVID-19, algumas atividades previstas no programa de comemorações do 40º aniversário do IPCB foram canceladas.


Prémios de Mérito Académico

O IPCB realizou no dia 15 de dezembro de 2020 a cerimónia de entrega dos prémios de mérito escolar, dos prémios Poliempreende Regional e dos prémios RedEPro – Rede de Ensino Profissional.
Estes prémios são atribuídos anualmente aos alunos do IPCB por entidades e empresas parceiras, numa estratégia de reconhecimento e valorização académica aos alunos que se tenham destacado pelo seu desempenho escolar.
Neste ano atípico, e num contexto de pandemia, o reconhecimento do mérito académico foi efetuado numa cerimónia breve e simbólica, em que apenas estiveram presentes os estudantes premiados e as entidades patrocinadoras.

Clique aqui para ver o álbum de fotos...


Reconhecimento institucional

O IPCB distingue anualmente alguns membros da sua academia, quer pela sua intervenção relevante e inovadora na comunidade, quer pela promoção do empreendedorismo e do mérito escolar.
O Prémio de Mérito Científico IPCB/ Santander, o Prémio Repositório Científico do IPCB e a medalha comemorativa dos 25 anos ao serviço da instituição foram entregues numa cerimónia breve e simbólica, realizada no dia 25 de novembro de 2020 nos Serviços Centrais e da Presidência, mantendo a estratégia do reconhecimento e valorização académica, respeitando ao mesmo tempo as recomendações da DGS.

Clique aqui para ver o álbum de fotos...


28 de outubro: 40.º aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco

O Politécnico de Castelo Branco assinalou no dia 28 de outubro de 2020, dia do IPCB, o seu 40.º aniversário. No seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, que declarou a situação de calamidade no âmbito da pandemia da doença COVID-19, determinando a proibição, no âmbito académico do ensino superior, da realização de festejos, bem como de atividades lúdicas ou recreativas, foram canceladas algumas atividades previstas no programa de comemorações.
Assim, não se realizou a sessão solene de entrega de prémios, onde seriam entregues os Prémios de Mérito Escolar atribuídos anualmente aos estudantes do IPCB por entidades e empresas parceiras, os prémios do Concurso Poliempreende Regional e ainda os prémios do Concurso “Um por todos, todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente?”.
Foi também cancelada a realização da sessão solene comemorativa do 40.º aniversário do IPCB, agendada para 28 de outubro. Nesse dia, foi disponibilizado conteúdo digital e multimédia alusivo ao 40.º aniversário na página do IPCB na Internet e nas contas da instituição nas redes sociais, nomeadamente a mensagem do Presidente do IPCB, António Fernandes, e o livro “IPCB 40 Anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação”.

Vídeo “IPCB 40 Anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação”    Música "IPCB 40 Anos" (Custódio Castelo)
 

 


Livro “IPCB 40 anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação”

Promovida pela Comissão Organizadora das Comemorações do Quadragésimo Aniversário do IPCB, a edição do Livro “IPCB 40 anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação” pretende evidenciar a dinâmica evolutiva do IPCB ao longo dos últimos 40 anos, bem como o impacto da sua atividade na nossa região, no país e no mundo.
 
A par da perspetiva histórica, o livro reúne, sob a forma de testemunhos, os contributos de um conjunto de pessoas que, pela natureza da sua participação e colaboração com a instituição representam o espírito e a visão que tem caracterizado o IPCB ao longo destes 40 anos de existência marcando, com a sua ação, os caminhos já percorridos e influenciando os caminhos a percorrer.

Clique aqui para fazer o download da publicação...



Encontro técnico-científico nas escolas do IPCB

O encontro técnico-científico é uma iniciativa conjunta, realizada em todas as escolas superiores do IPCB, que tem por objetivo promover o trabalho desenvolvido nas diversas áreas do conhecimento de cada unidade orgânica do IPCB, estimulando também a produção e a partilha desse conhecimento.
A participação nas sessões e painéis temáticos é gratuita e aberta a toda a comunidade, decorrendo na modalidade presencial (lugares limitados e com inscrição obrigatória) e através de transmissão online na plataforma Colibri Zoom (inscrição obrigatória, caso seja pretendida a emissão de certificado).

Programa da Escola Superior Agrária do IPCB

9:30: Sessão de Abertura
 - António Fernandes | Mensagem do Sr. Presidente do IPCB
(Sessão realizada em simultâneo com a ESACB, ESALD e ESTCB)

 - João Várzea Rodrigues | Diretor da Escola Superior Agrária
 - Manuel Martins | Presidente do Conselho Técnico-Científico
 - Fernanda Delgado | Presidente da UTC Ciências da Vida e dos Alimentos
 - Teresa Caldeira | Presidente da UTC Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável
 
Painel I
Moderador: Fernanda Delgado
10:00: “CBPBI: Investigação & Desenvolvimento ao serviço da comunidade.” | José Carlos Gonçalves        
10:10: “INoVEP: Inovação com Extratos de Plantas.” | Débora Caramelo
10:20: “COOP4PAM: Cooperar para Crescer no Sector das PAM.” | Catarina Lourenço  
10:30: “Prunus PÓS: Otimização de processos de armazenamento, conservação em frio e embalamento inteligente no pós-colheita de pêssego e cereja.” | Maria Paula Simões
10:40: "Azeites de Montanha: uma nova abordagem para um produto endógeno." | Fátima Peres
10:50: “Oxyrebrand – Reações de Oxidação: uma chave para uma nova e sustentável tecnologia de envelhecimento da aguardente vínica.” | Ofélia Anjos
11:00: “Mobilização de Conhecimento Científico e Tecnológico (MobFood) – Autenticidade e rastreabilidade de produtos frutícolas.” | Soraia Inês Pedro
11:10: “O projeto BioPest: Estratégias integradas de luta contra pragas-chave em espécies de frutos secos.” | José Coutinho

Intervenção do moderador do Painel I

Painel II
Moderador: Teresa Caldeira

11:30: “Projeto INTERREG V- Symbiosis: Objetivos e potencialidades para a região Centro.” | Maria do Carmo Horta
11:40: “Projeto INNOACE: pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, ao nível da fertilização de culturas.” | João Paulo Carneiro
11:50: “Rede de competências para o desenvolvimento sustentável e inovação no setor Agroalimentar (CULTIVAR): Caracterização dos recursos genéticos endógenos naturais nas janelas de paisagem.” | Paulo Fernandez
12:00: "C4 – Centro de Competências em Cloud Computing: Modelação Bioclimática, Estrutura da Paisagem, Biodiversidade e Alterações Climáticas." | Margarida Ataíde
12:10: “Projeto Des.Agro 4.0: Ações de identificação e sensibilização para os fatores críticos de competitividade, em particular no domínio da inovação.” | Celestino de Almeida
12:20: “PROVERE: Valorização da Fileira do Queijo DOP da Região Centro. - Escola de Pastores.” | Sandra Duarte Dias
12:30: “Cooperação com Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos Wagyu e apresentação do Livro Genealógico da raça Wagyu.” | Joaquim Carvalho

Intervenção do moderador do Painel II
 
12:50: Sessão de Encerramento
 - Fernando Alves Martins | Director Regional da DRAP Centro
 - Isabel Castanheira e Silva | Subdiretora da Escola Superior Agrária
 - Manuel Martins | Presidente do Conselho Técnico-Científico
               
Em simultâneo, estará patente, no átrio das instalações da ESACB, uma exposição de Posters associados aos projetos apresentados.
Programa da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB

14:30: Sessão de abertura com o Presidente do IPCB
(Sessão realizada em simultâneo com a ESART, ESECB e ESGIN)

15:00: Início da sessão na ESART - Filme ESART 20 anos
 
MÚSICA E ARTES DO ESPETÁTULO
"(Re)descobrir a polifonia da Casa de Bragança"
 - José Filomeno Raimundo | Professor Coordenador, Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB
 
ARTES E DESIGN

Design de Comunicação - ​"Através - A prática do Design"
 - Luís Ferreira | Professor Auxiliar Convidado, Universidade de Aveiro
 
Design de Moda - "A reinvenção da indústria da moda Pós-Covid, a mudança é obrigatória"
 - Liliana Graça | Designer de Moda na Sacoor Brothers
 
Design de Equipamento - "Design e Território"
 - Raul Cunca | Professor Associado com Agregação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
 
Design de Interiores - "Design . Espaço . Projecto"
 - Tiago Rodrigues | Professor Adjunto Convidado, Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB
 
Encerramento – Vídeo Beira Baixa Tour
Programa da Escola Superior de Educação do IPCB

14:30: Sessão de abertura com o Presidente do IPCB
(Sessão realizada em simultâneo com a ESART, ESECB e ESGIN)

14:45: Apresentação on-line de E-posters relativos a projetos e a atividades inovadoras decorridos na ESE ou em decurso
 
16:30: Palestras

"Limites Invisíveis: educação de infância e 1º ciclo do ensino básico, um olhar para a educação na natureza"

 - Doutora Marlene Migueis, Universidade de Aveiro
 - Doutora Ana Sarmento Coelho, Instituto Politécnico de Coimbra
 
“Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar: objetivos, práticas e desafios”
 - Doutor Hélder Henriques, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
 
"Monitorização do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - um projeto do IPCB"
 - Doutor Paulo Silveira, Instituto Politécnico de Castelo Branco
 - Doutora Cristina Canavarro, Instituto Politécnico de Castelo Branco 
 - Doutora Fátima Paixão, Instituto Politécnico de Castelo Branco
 
18:00: Encerramento
Programa da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB

14:30: Sessão de abertura com o Presidente do IPCB
(Sessão realizada em simultâneo com a ESART, ESECB e ESGIN)

14:45: Gestão: Dinâmicas geradoras de Serviços à Comunidade, Projetos e Investigação
Moderador: Luís Farinha | Coordenador da Licenciatura em Gestão

 - Ana Cruz | ESGIN/IPCB | Projetos de Investigação
 - João Renato Sebastião | ESGIN/IPCB | Publicações
 - António Pinto | ESGIN/IPCB | Prestação de Serviços à Comunidade
 
15:30: Direito: Caminhos a trilhar
Moderadora: Marta Falcão | Subcoordenadora do Mestrado em Solicitadoria Empresarial

 - Susana Almeida | Instituto Politécnico de Leiria | A importância da investigação no ensino superior – a área do Direito
 - David Falcão | ESGIN/IPCB | Publicações e Prestação de Serviços à Comunidade
 
16:10: Turismo: Investigação e Relações com a Comunidade
Moderadora: Ana Rita Garcia | Membro da UID Age.Comm

 - Carlos Costa | Universidade de Aveiro | A importância da investigação no ensino superior – a área do Turismo
 - George Ramos | ESGIN/IPCB | O projeto MOVELETUR
 - Paula Reis | ESGIN/IPCB | Prestação de Serviços à Comunidade
 
Pausa para café
 
17:20: A última aula da Professora Ana Paula Castela

18:00: Sessão de Encerramento

 - Sara Brito Filipe | Diretora da ESGIN
 - George Ramos | Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESGIN
 
Programa da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB

TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO E MELHORIA DA VIDA DA COMUNIDADE – O PAPEL DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR LOPES DIAS 
 
09:30: Sessão de abertura com o Presidente do IPCB 
(Sessão realizada em simultâneo com a ESACB, ESALD e ESTCB)

09:45: Hospital Bem Crescer
 - Professora Doutora Emília Duarte 

10:15: Covid-19 Desafio Interdisciplinar: e-CoVig uma solução móvel de monitorização dos sinais fisiológicos para controlo dos sintomas
 - Professor Doutor João Valente 

10:45: Laboratório COVID-19 IPCB/ULSCB: uma parceria de sucesso
 - Professora Doutora Joana Liberal 

11:15: Programa da Pressão Arterial da Beira Baixa
 - Professora Doutora Patrícia Coelho 

11:45: Sessão de Encerramento 
Programa da Escola Superior de Tecnologia do IPCB

09:30: Sessão de abertura com o Presidente do IPCB
(Sessão realizada em simultâneo com a ESACB, ESALD e ESTCB)
 
09:45: A importância da tecnologia na estratégia de desenvolvimento nacional
 - Centro de Empresas Inovadoras - João Borges
 - StartUp Portugal /Rede Nacional de Incubadoras - João Borga
 
10:30: O papel da Escola Superior de Tecnologia na Inovação e transferência de tecnologia
 - Construção em Madeira na Valorização dos Recursos Florestais - Luís Jorge (ESTCB-IPCB)
 - Rede Movel 5G: Perspetivas de Futuro - Paulo Marques (ESTCB-IPCB)
 - A importância das TIC para a inovação e desenvolvimento regional - Paulo Neves (ESTCB-IPCB)
 
11:15: As parcerias na valorização do conhecimento gerado na Escola Superior de Tecnologia: A visão empresarial
 - A tecnologia na gestão da água - Serviços Municipalizados de Castelo Branco, Engª Zélia Alves
 - Inteligência Artificial na Recolha de Resíduos - EVOX, Hélio Silva
 
11:45: Sessão de Encerramento

Concurso "Um por todos. Todos pelo Ambiente!"

Queremos que nos digas o que está mal e como achas que poderíamos melhorar a sociedade. Este concurso tem como objetivo perceber as preocupações dos jovens do 3º Ciclo e do Ensino Secundário sobre o impacto da sociedade no ambiente, assim como ouvir as suas propostas sobre como podemos nos tornar mais sustentáveis e amigos do planeta. Fala com os teus amigos e forma uma equipa, participa desta iniciativa e comprova que as tuas ideias são válidas e que podes contribuir para melhorar o nosso quotidiano e a sociedade em geral. Deves identificar problemas ambientais existentes e explorar formas criativas e inovadoras para lidar e minimizar os mesmos. Os participantes devem analisar e identificar situações existentes na sua escola, cidade ou região com um impacto negativo no ambiente, refletindo sobre formas de resolução das mesmas, apresentando propostas exequíveis e passíveis de serem aplicadas.

 
Forma uma equipa com um máximo de 4 participantes e inscreve-te. Um de vocês deve ser o chefe de equipa, que será interlocutor com a organização do concurso. Lembra-te que devem ser todos do mesmo nível de ensino e do mesmo agrupamento.
Os trabalhos serão avaliados por nível de ensino, como se fossem 2 concursos, e os prémios serão atribuídos da seguinte forma:
  • Para o 3º Ciclo do Ensino Básico, o Agrupamento ao qual a equipa pertence recebe 450€ e a Equipa Participante o valor de 150€;
  • Para o Ensino Secundário, o Agrupamento receberá o valor 450€ e a Equipa Participante de 150€.

O que deves fazer?

Deves enviar um vídeo de 5 minutos e um cartaz!
 
  • Os participantes deverão submeter um vídeo, em formato Mp4, com um máximo de 5 minutos, onde descrevam a identificação do problema e a solução proposta. O conteúdo deve ser claro e objetivo, registando e ilustrando o problema e o impacto ambiental identificado, assim como definindo a proposta de solução e um plano de implementação.
  • O vídeo deverá ser acompanhado com um cartaz, em formato A1 e de acordo com o modelo disponibilizado pela organização, para exposição no ato final de encerramento do concurso.

Consulta aqui o Regulamento do Concurso...
 
Para que não te esqueças de submeter a tua candidatura e ajudar a proteger o ambiente na tua escola ou zona de residência, deixamos-te aqui as datas mais importantes.

Marca na agenda!
Divulgação do concurso Até 24/04/2020
Submissão dos trabalhos Até 19/06/2020
Avaliação do júri Até 7/07/2020
Divulgação dos resultados Até 21/07/2020
Entrega dos prémios 28/10/2020
Será nomeado um júri que avaliará os trabalhos de acordo com os seguintes critérios:
  • Clareza e objetividade na exposição dos conteúdos;
  • Criatividade e inovação em todas as fases do trabalho, seja de identificação do problema ou da solução proposta;
  • Impacto ambiental expectável;
  • Exequibilidade da proposta;
  • Conteúdos gráficos e qualidade final do trabalho, seja do vídeo ou do cartaz submetido à avaliação.
O nosso símbolo é a pegada ecológica, sabes porquê?
  • A pegada ecológica representa os recursos ecológicos necessários para repor os recursos naturais que uma determinada população utiliza, assim como absorver os seus resíduos, nomeadamente a emissão de gases com efeito estufa.
  • Este conceito foi definido em 1990 por Mathis Wackernagel e William Rees da University of British Columbia, sendo atualmente utilizado por vários cientistas, instituições e empresas para monitorizar a utilização dos recursos ecológicos e para motivar o desenvolvimento sustentável*.
  • Este concurso engloba todas as áreas que podem causar impacto no meio ambiente, assim como todos os recursos que são afetados, sendo que cada equipa deve identificar aquela que maior impacto causa na sua dimensão escolhida (bairro, comunidade, região, etc.).
(*Fonte: https://www.footprintnetwork.org/our-work/ecological-footprint/)

O Júri do Concurso ‘Um por todos. Todos pelo ambiente!’, deliberou pela admissão de todas as equipas concorrentes ao concurso. Destaca-se o esforço de todas as equipas participantes, alunos e docentes, que apesar das dificuldades inerentes ao estado de emergência decorrente da pandemia COVID19, apresentaram a sua candidatura ao concurso, com trabalhos que vêm ao encontro do espírito do concurso, e são exemplificativos da preocupação das equipas, das escolas e da nossa região com a preservação do ambiente.
O número reduzido de equipas participantes foi compensado pela qualidade dos trabalhos apresentados. Por aplicação do disposto no n.º 7.2 do regulamento, não existiu competição entre equipas, sendo que todas as equipas participantes, representantes das escolas do seu concelho, são classificadas em primeiro lugar, devendo-lhes ser atribuído o prémio correspondente, de acordo com a tabela seguinte.


Vídeos dos trabalhos vencedores:  A Comissão Organizadora para a Comemoração do 40.º Aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco, agradece à Agência Portuguesa do Ambiente, ao núcleo regional de Castelo Branco da Quercus, às Câmaras Municipais de Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, todo o apoio que prestaram na realização deste concurso.
O concurso é organizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (responsável pela dinamização da atividade e pelo seu desenvolvimento) em parceria com as Câmaras Municipais de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Oleiros.

Todos os contatos e dúvidas referentes ao concurso devem ser remetidos para o seguinte endereço de email: aniversario@ipcb.pt

 

Jornadas Profissionais do IPCB: “Partilhar experiências e valorizar saberes”
 
As primeiras Jornadas Profissionais do IPCB realizaram-se no dia 6 de dezembro, no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB. A iniciativa teve por objetivo a partilha de experiências, vivências e especificidades do trabalho diário dos colaboradores do IPCB, particularmente dos colaboradores de carreiras não docentes, nas suas mais variadas vertentes e valências.
Estas jornadas constituíram um momento privilegiado para troca de conhecimento e valorização de funções, em que os participantes apresentaram de forma descontraída as suas comunicações e percursos de vida!
 


Concerto do Coro Autêntico da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB

A atuação do Coro Autêntico da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB marcou o início das atividades comemorativas do quadragésimo aniversário do IPCB. No âmbito da dimensão comunidade, o IPCB associou-se à Câmara Municipal de Castelo Branco na inauguração da iniciativa Natal Branco.
O primeiro de dois concertos teve lugar no dia 30 de novembro, no edifício do município albicastrense.
No dia 15 de dezembro teve lugar novo concerto, desta feita no “Mercado de Natal”, tendo o Coro da ESART presenteado a população albicastrense com a interpretação de diversos temas alusivos à quadra natalícia.