A Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes foi aprovada para indexação na base de dados Scopus, um dos mais prestigiados e exigentes sistemas de indexação de revistas de âmbito internacional, nas áreas das áreas do design, da música e artes visuais.

A Scopus foi criada pela Elsevier em 2004, como sistema de indexação, sendo uma base de dados de resumos e citações que faz a monitorização de citações para estabelecer rankings pelo fator de impacto das publicações e revistas.

A aprovação das revistas para indexação resulta de uma apreciação que tem por base um conjunto de critérios rigorosos, que incluem a qualidade e o impacto do conteúdo publicado, a credibilidade dos corpos de gestão, os processos editoriais e de gestão de conteúdo, bem como a reputação geral junto da comunidade académica e científica.

Já em finais do ano transato, a Revista Convergências apresentou uma melhoria considerável em outras tipologias de sistemas de avaliação nacionais e internacionais como a SciELO, sob a tutela da FCT: Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal, bem como no catálogo Catálogo 2.0 da Latindex, e nos rankings da ANVUR (Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca) em Itália e no sistema Qualis Periodicals da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Brasil.

O Presidente do IPCB parabeniza toda a equipa editorial e investigadores do IPCB que têm contribuído para o crescimento e sucesso da Revista Convergências ao longo dos anos, congratulando-se com a entrada da publicação para indexação na base de dados Scopus. António Fernandes considera que esta indexação é demonstrativa do aumento da qualidade da investigação produzida no Politécnico de Castelo Branco e uma forte motivação para continuar a apostar no investimento que tem vindo a ser feito para desenvolver as Unidades de Investigação e Desenvolvimento do IPCB.

Fundada em 2008, pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes é uma publicação de Acesso Livre, com E-ISSN e avaliação paritária cega, que publica em digital e formato impresso, artigos nas áreas do design, da música e artes visuais.

A Revista Convergências publica gratuitamente em acesso aberto os resultados originais avaliados por pares, que explanam experiências e resultados oriundos da investigação e da prática nas áreas do design, da música e das artes visuais. Através de Artigos Originais, Caso de Estudo ou Artigo de revisão da literatura, escritos por profissionais, investigadores e académicos, promove o conhecimento relativo às atividades do design, da música e de outras artes visuais, em todos os seus domínios de aplicação, bem como da sua história, do seu ensino e aprendizagem.

No dia 31 de maio 2023, foi publicado o 31.º número da Revista Convergências, totalizando 448 artigos de mais de 400 autores. A Convergências é publicada nos meses de maio e novembro de cada ano e aceita artigos escritos em português, inglês e espanhol.
Os autores e leitores da revista são sobretudo profissionais, estudantes, investigadores e estudiosos de todos os campos do design, da música e artes visuais a nível internacional.

Trata-se de uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem nenhum custo para o utilizador ou respetiva instituição. Os utilizadores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim legal, sem prévia autorização do editor ou autor, no âmbito da definição de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative).

No panorama nacional, a Revista Convergências foi pioneira no acesso aberto e no formato digital, onde é das mais antigas, sendo igualmente pioneira ao conseguir indexação na Scopus.