O Instituto Politécnico de Castelo Branco recebeu durante o mês de dezembro a visita de diversas delegações internacionais, no âmbito da estratégia de internacionalização da instituição.
Nos dias 4 e 6 de dezembro esteve presente no IPCB a Prof.ª Lola Xavier, coordenadora da Licenciatura em Português no Instituto Politécnico de Macau (IPM) e a Prof.ª Han Lili, Diretora da Escola de Línguas do IPM, no âmbito do acompanhamento das duas turmas das licenciaturas lecionadas em parceria com o Politécnico de Castelo Branco, Licenciatura em Ensino do Português e Licenciatura em Chinês como língua estrangeira. No presente ano letivo, frequentam a Escola Superior de Educação do IPCB um total de 44 alunos, que contam com o acompanhamento de 2 professores do IPM.
Nos dias 6 e 7 de dezembro visitou o IPCB uma comitiva da Southern Federal University – Rostov (Rússia), com a qual foi assinado um Protocolo Bilateral com vista à cooperação com a Escola Superior de Tecnologia do IPCB, na área das engenharias e tecnologias, e com a Escola Superior de Educação do IPCB, na área do ensino do português na Rússia. A comitiva integrou a Prof.  Natalia Karpovskaya, representante plenipotenciária da Reitora, o Prof.  Alexandr Fedotov, Diretor do Instituto de Nanotecnologias, Eletrónica e Construção, o Prof. Alexey Samoylov, Vice-diretor do Instituto de Ciências Computacionais e Segurança da Informação e ainda a Diretora do Centro de Desenvolvimento de Cooperação Cientifica e Académica, Prof. Ekaterina Korman.
A parceria com a Southern Federal University teve início em agosto de 2018, após uma visita realizada no âmbito do programa de mobilidade internacional Erasmus+, encontrando-se no presente ano letivo uma aluna da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB a frequentar esta instituição de ensino superior Russa.
No dia 11 de dezembro, o Presidente do IPCB reuniu com uma delegação do Instituto para la Formación y Aprovechamiento de Recursos Humanos (IFARHU), do Panamá, no âmbito do convénio institucional assinado em março de 2016, com o objetivo de promover a vinda de estudantes daquele país para estudar nas 6 escolas superiores do IPCB.

Partilhe