O Politécnico de Castelo Branco foi o anfitrião da oitava edição do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.

O concurso elegeu o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2023” entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região, tendo contado com um júri composto por individualidades com reconhecido mérito na promoção do empreendedorismo na região centro. A avaliação de cada ideia de negócio teve em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacte para o território e a sua estruturação e desenvolvimento.

Os jovens participantes tiveram ainda oportunidade de visitar as escolas do IPCB localizadas no Campus da Talagueira (Artes Aplicadas, Tecnologia e Saúde Dr. Lopes Dias), onde realizaram um conjunto de atividades alusivas aos cursos nelas lecionados.

Durante o ano letivo 2022/ 2023, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram ações de sensibilização para o empreendedorismo junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores. As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a indispensável colaboração das Comunidades Intermunicipais (CIM). Na final regional são apresentadas as ideias de negócio que representam cada uma das CIM.