O auditório dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, foi o palco para a sessão de acolhimento e integração de estudantes internacionais do Politécnico de Castelo Branco, que juntou mais de meia centena de alunos internacionais. Uma sessão de acolhimento informal e descontraída, que pretendeu promover a integração e esclarecer sobre os procedimentos a adotar na chegada à instituição, bem como divulgar os serviços e apoios disponíveis.
Com organização da Comissão de Integração dos Estudantes Internacionais do IPCB, a sessão contou com a presença do presidente do IPCB, António Fernandes, que após as boas-vindas aos estudantes internacionais presentes, manifestou o seu agrado pelo número de participantes, estudantes, docentes, e entidades parceiras na plateia, agradecendo a todos e apresentando total disponibilidade do IPCB em receber e ajudar os novos e atuais estudantes internacionais. O administrador do IPCB e dos Serviços de Ação Social, Ricardo Batista, enquadrou o objetivo da sessão, apresentando também o programa e principais temas a abordar.
De forma a facilitar a comunicação e interação entre as diversas instituições que promovem os mais diversos tipos de apoio, foram convidadas entidades parceiras do IPCB, que ao longo da sessão procuraram dar resposta às principais questões que preocupam os estudantes internacionais, mais concretamente a regularização de vistos e atestados de residência, acesso a programas de apoio e integração, e ajuda ao prosseguimento dos seus estudos.
As entidades parceiras presentes foram a Junta de Freguesia Castelo Branco, representada pelo presidente José Dias Pires que abordou a questão dos atestados de residência, e deixou a ressalva que a oferta de apoios, vai  muito além desta temática, elencando um conjunto de apoios, à disposição de todos os estudantes internacionais, bem como os programas de voluntariado que servem também como fator de integração; a Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, representada pelo Coordenador Geral Dário Falcão que apresentou as principais atividades e programas de apoio da Associação, bem como os serviços prestados à comunidade; a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, representada pela presidente da direção Fátima Santos e por mais 3 elementos da equipa, que em conjunto apresentaram os serviços prestados pela Cáritas, deixando uma mensagem a todos os estudantes, no sentido de recorrer aos apoios prestados pela Cáritas, disponíveis a todos os destinatários, independentemente  da sua religião.
Foram também apresentados 2 projetos de integração e inclusão do IPCB. O primeiro foi o programa Riscos & Desafios, apresentado pelo administrador do IPCB, Ricardo Batista, e pela psicóloga da instituição, Ana Raquel. Programa gratuito, dirigido a estudantes do 1.º ano, que tem por objetivo promover a saúde, a adaptação académica e o crescimento psicossocial dos estudantes, através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais. O programa Riscos & Desafios é dinamizado pelos Serviços de Ação Social do IPCB, em colaboração com a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco e o “Afirma-te”, e inclui 8 sessões semanais de 2 horas. O projeto 4VERBOS (Compreender – Pensar – Comunicar – Debater), foi o segundo projeto do IPCB a ser apresentado na sessão, desta vez pela docente do IPCB, Ângela Oliveira.
O projeto 4VERBOS tem como foco principal os alunos deslocados e com maiores dificuldades de integração. Este projeto inclui atividades promotoras do desenvolvimento das aptidões dos estudantes, nomeadamente de leitura e compreensão de textos de natureza diversa, bem como a capacidade de estruturar, comunicar, e argumentar ideias e opiniões.
A presença de estudantes internacionais no IPCB, enriquece toda a comunidade académica, e traz novas experiências e perspetivas à sociedade, tornando-a mais tolerante às diferenças e aberta à integração de pessoas de diferentes culturas.
A sessão terminou com um momento de convívio e de partilha entre todos os participantes, onde foi servido um pequeno lanche.