O Politécnico de Castelo Branco, consciente da necessidade de promoção da eficiência na utilização de recursos, e em linha com as orientações e políticas que visam melhorar os indicadores de sustentabilidade ambiental, vai promover 2 campanhas de sensibilização, enquadradas no Plano de Eficiência ECOAP 2030, e na promoção do Campus Sustentável do IPCB.
As duas ações de sensibilização têm como objetivo conscientizar e alertar toda a comunidade académica do IPCB para o uso eficiente da água e da luz, e também para aspetos relacionados com as regras e cuidados a ter no uso dos equipamentos de climatização e de iluminação, e promover hábitos de reciclagem.
A campanha “Vamos reduzir a nossa pegada ecológica” pretende alertar toda a comunidade académica do IPCB, para a promoção de medidas que visem a redução do consumo de água e energia, através de pequenas alterações comportamentais.
Tendo como principal foco a promoção da sustentabilidade, serão utilizadas imagens e mensagens alusivas ao consumo destes recursos. A campanha pretende também melhorar a utilização sustentável das instalações, e dos equipamentos da instituição.
Com o mote “Faz a tua parte e recicla”, a campanha de incentivo à prática da recolha seletiva de resíduos, composta por 5 ações de sensibilização, pretende promover hábitos de reciclagem nas escolas e residências do IPCB, usando imagens de consumíveis e equipamentos presentes no quotidiano de toda a academia, tais como garrafas de plástico e de vidro, telemóveis, papel, e pequenos eletrodomésticos.
As campanhas arrancam já este mês, sendo numa primeira fase agilizadas através das redes sociais da instituição, de forma a atingir a comunidade académica de forma mais massiva e intensificada, e numa segunda fase, através da colocação de material visual adequado às diferentes instalações e suas valências, nas escolas superiores do IPCB, nos Serviços Centrais e da Presidência e nas residências de estudantes.
Recorda-se que o IPCB, no âmbito da aprovação do Plano de Eficiência ECOAP 2030, elaborou e aprovou os planos de poupança de energia e de água, composto por 8 áreas de ação, específicas e complementares, referentes à climatização, iluminação, uso da água, equipamentos informáticos, realização de ações de sensibilização, horário de trabalho, transportes e mobilidade elétrica, e materiais consumíveis e recicláveis.
Parte destas iniciativas são financiadas pelo Fundo Ambiental, que tem como entidade gestora, a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática.