O Presidente do IPCB esteve presente no evento de encerramento do Projeto RCTS100, iniciativa que atualiza tecnologicamente a rede nacional de ensino e investigação – a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), realizado no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em Lisboa.

António Fernandes participou numa mesa redonda que contou com a presença de Reitores e Presidentes das instituições de ensino superior que foram diretamente financiadas pelo projeto, onde foi debatido o impacto do upgrade da ligação à RCTS, bem como da melhoria dos restantes serviços prestados sobre essas ligações. Foram também abordados projetos futuros em que a FCCN poderia ser útil e o respetivo modelo de apoio.

O evento incluiu ainda uma apresentação técnica sobre a implementação do projeto RCTS100 no Instituto Politécnico de Castelo Branco, com Joaquim Santos, Especialista de Informática do IPCB, a partilhar os objetivos do projeto, as dificuldades na sua implementação, os desafios técnicos, resultados e os próximos desafios.

Ao longo dos últimos cinco anos, o projeto RCTS100 reforçou a infraestrutura tecnológica do sistema nacional de ensino superior, investigação e inovação. Através destas melhorias foi possível mitigar assimetrias de conetividade existentes no território nacional e ainda capacitar internamente as redes internas de nove entidades de ensino superior público.  O RCTS100 implicou um investimento total de 17 milhões de euros, 13 dos quais provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A divulgação do projeto está inserida no Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT), enquadrado nos Fundos Europeus Estruturais de investimento (FEEI). 

Partilhe