A empresa IDEPA – Indústria de Passamanarias, em São João da Madeira, concluiu em outubro mais uma fase de instalação de equipamentos ciberfísicos nas suas instalações, no âmbito do projeto mobilizador PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria de Futuro.

O Politécnico de Castelo Branco desempenhou um papel importante neste projeto, uma vez que sob coordenação do Professor Doutor Pedro Torres contribuiu para o desenvolvimento de uma SmartBox, hardware inteligente que permite que equipamentos de tecnologia mais antiga e equipamentos recentes falarem a mesma linguagem, colocando a IDEPA em linha com o paradigma da Indústria 4.0.

Atualmente, é possível receber, de forma remota, informação de cada uma das máquinas no espaço fabril, prever anomalias, gerir consumos de energia e estabelecer comunicação entre máquinas e entre máquinas e operadores através de realidade aumentada e comunicação com robôs móveis que transportam a matéria prima.

Para além do IPCB, trabalharam nesta intervenção investigadores do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Mais uma vez, o IPCB mostra que tem capacidade para trabalhar ao lado dos melhores e produzir tecnologia que funciona e constitui uma mais valia para o aumento de competitividade da indústria nacional.