O Politécnico de Castelo Branco preencheu já mais de 90% das vagas para estudantes internacionais, com vista à frequência de uma licenciatura no próximo ano letivo. A exemplo de anos anteriores, a procura por uma vaga no IPCB superou largamente a oferta, tendo sido recebidas cerca de 700 candidaturas efetivas para as 149 vagas disponíveis. Para além das licenciaturas, foram também já colocados 41 estudantes nos mestrados.

Até ao momento, estão colocados 177 estudantes internacionais, oriundos de países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Equador, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste. O número deverá ainda aumentar, uma vez que estão em análise os processos de estudantes colocados condicionalmente e está prevista a abertura de uma 2.ª fase de candidaturas, que deverá iniciar em breve.

O Presidente do IPCB considera que os resultados obtidos são reveladores da boa imagem externa da instituição, que tem vindo a apostar na implementação de uma política de internacionalização consistente e muito ativa. António Fernandes acrescenta que o número de colocados nas licenciaturas poderia ser superior, a exemplo do que já aconteceu em anos anteriores. No entanto, este ano, foi necessário acomodar as limitações impostas pelo Despacho de fixação de vagas da tutela cujo cumprimento implica uma redução de vagas no IPCB.

Recorde-se que o Politécnico de Castelo Branco tem vindo a reforçar os protocolos de cooperação existentes e a estabelecer novas parcerias para colocação de estudantes internacionais, tendo também marcado presença em diversos eventos de promoção internacional do ensino superior politécnico em Portugal.