O Politécnico de Castelo Branco quer continuar a assumir um papel central na promoção do desenvolvimento regional, tendo apresentado ao município de Vila de Rei uma proposta de protocolo de cooperação com vista à lecionação de cursos de formação formais e não formais naquele concelho, assim como ao desenvolvimento de outras atividades na área académica e de investigação aplicada.

O protocolo proposto foca-se em áreas em que Vila de Rei já é referência e apresentam fortes indícios de crescimento, já foi aprovado por unanimidade pelo executivo camarário, e prevê que o IPCB assuma a responsabilidade académica e científica dos cursos e projetos que venham a ser desenvolvidos em Vila de Rei, assim como a gestão de recursos a afetar a cada atividade ou científica. O Município de Vila de Rei irá colocar à disposição recursos humanos e materiais para a realização das atividades, assim como prestar toda a informação relevante e facilitar a relação com as empresas e entidades da região.

No que à formação diz respeito, está previsto numa fase inicial o funcionamento de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Turismo, podendo a oferta formativa ser alargada a outras áreas identificadas como prioritárias, como a hotelaria, o ambiente, a energia, a agricultura, a pesca, a floresta, ou a ação social. O início da formação está dependente da aprovação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esperando-se que possa acontecer no próximo ano letivo.

O Presidente do IPCB manifesta-se satisfeito pela perspetiva do estabelecimento desta parceria, agradecendo ao município de Vila de Rei a disponibilidade e apoio manifestados para a implementação deste projeto. António Fernandes acrescenta que esta parceria vem reforçar o papel da instituição enquanto promotora do desenvolvimento das comunidades envolventes, valorizando o IPCB enquanto centro de ciência, tecnologia, inovação e competências.

Recorde-se que os CTeSP são cursos de ensino superior com um cariz eminentemente prático, tendo a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de 6 meses. Após conclusão, os alunos podem prosseguir estudos numa licenciatura, através da candidatura aos Concursos Especiais - Titulares de CTeSP, na qual beneficiam da creditação de formação (equivalência) de algumas disciplinas realizadas no CTeSP. Os estudantes têm acesso aos mesmos apoios sociais dos restantes graus de ensino superior.